• Matéria: Biologia
  • Autor: Mbportilla
  • Perguntado 9 anos atrás

Atualmente, o Brasil está na corrida pela segunda geração do etanol, o álcool combustível, produzido a partir da cana-de-açúcar, tanto do caldo, rico em sacarose, quanto do bagaço, rico em celulose. O processo para a produção do etanol é denominado fermentação alcoólica.
a) Qual dos dois substratos, caldo ou bagaço da cana, possibilita produção mais rápida de álcool? Por quê?
b) O milho é outra monocotiledônea que também pode ser usada na produção de álcool. Cite duas características das monocotiledôneas que as diferenciem das dicotiledôneas, atualmente denominadas eudicotiledôneas.

GENTE POR FAVOR QUEM SOUBER RESPONDER VAI ME AJUDAR BASTANTE!!

Respostas

respondido por: Anônimo
58
Aí vai uma tentativa, não dou absoluta certeza (mas, basicamente é o que acredito estar correto):

a) O caldo da cana-de-açúcar é o que possibilita a produção do álcool mais rápida, em relação ao bagaço, visto que, é nesse substrato que se encontra em maior quantidade o principal elemento da reação feita pelos fungos Saccharomyces cerevisiae (produtores do etanol): a Glicose.

b)Monocotiledôneas apresentam nervuras das folhas paralelinérveas, ou seja, as nervuras são paralelas, além disso, seus vasos condutores de seiva estão irregularmente espalhados no caule. Diferente disso, dicotiledôneas, ou, atualmente, eudicotiledôneas apresentam nervuras reticuladas, bem como seus vasos condutores de seiva bem organizados em torno de um cilindro central no caule da planta.

Mbportilla: Ai Moço obrigada!1 Vai me ajudar bastante
Anônimo: Nada!
Perguntas similares