• Matéria: Pedagogia
  • Autor: janelauraborges
  • Perguntado 9 anos atrás

(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas) Ao desenvolver o conceito de zona de desenvolvimento proximal e outras teses, Vygotski oferece elementos importantes para a compreensão de como se dá a integração entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Dessa forma, considerando a abordagem histórico-cultural vygotskiana, afirma-se que:

Respostas

respondido por: ferretti
5
Bom dia!

Você esqueceu das alternativas.

I. A escola, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidade de pensamento bastante específicos, tem um papel diferente e insubstituível na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Justamente por isso, ela representa o elemento imprescindível para a realização plena do desenvolvimento dos indivíduos já que promove um modo mais sofisticado de analisar e generalizar os elementos da realidade: o pensamento conceitual.
Correto. A escola é a fornecedora do pensamento conceitual, ou seja, aquele que está estabelecido abstratamente, além do social.


II. O ensino verbalista e as práticas espontaneístas favorecem o processo de construção do conhecimento por parte das crianças, sendo consideradas, na perspectiva vygotskiana, frutíferas e extremamente adequadas.
Correto. Para Vygotsky, é importante que a comunicação seja favorecida no processo educacional.

III. Segundo Vygotski, o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, considerando que a qualidade do trabalho pedagógico está associada à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno. Isso se justifica com o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que descreve o “espaço entre as conquistas já adquiridas pela criança (aquilo que ela já sabe, que é capaz de desempenhar sozinha) e aquelas que, para se efetivarem, dependem da participação de elementos mais capazes (aquilo que a criança tem a competência de saber ou de desempenhar somente com a colaboração de outros sujeitos).
Correto. O conceito de zonas é presente nas teorias de Vygotsky. 


IV. Para Vygotski, a imitação é uma das formas de as crianças internalizarem o conhecimento, pois, através da imitação, elas são capazes de realizar ações que ultrapassam o limite de suas capacidades. 
Correto. Como as brincadeiras de modo geral, Vygotsky valoriza a prática de imitações, pois elas garantem espaços grandes para a superação de barreiras de aprendizado.

Abraços!

keniacferreira: Obrigada!
Perguntas similares