O que você entende pela frase: como se,no mundo virtual do espetáculo, as discriminações seculares de classe e raça pudessem enfim ser redimidas?
ME AJUDEM A FINALIZAR MINHA RESPOSTA A ESSA PERGUNTA
Respostas
Fundada por Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença, a transmissão inaugural da Rádio Clube ocorreu em 22 de abril de 1928, cinco anos depois da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Como as primeiras rádios do Brasil, a emissora surgiu na forma de uma associação, em que os integrantes pagavam mensalidades fixas para manter a emissora. A publicidade nas rádios somente seria regulamentada em 1932. Discos eram emprestados por comerciantes locais que, por sua vez, recebiam divulgação de seus locutores. As transmissões ao vivo eram noturnas, e contavam com cantores, instrumentistas e poetas da cidade.
É conhecida em toda a Amazônia pelo prefixo PRC5 – A voz que fala e canta para a planície, incorporado à razão social da emissora.
Em seu apogeu, passou a ser conhecida como A Poderosa, trazendo a Belém artistas consagrados como Carmen Miranda, Silvio Caldas, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo e Orlando Silva.
Seu declínio começou com a chegada da televisão ao Pará, a concorrência com a Rádio Marajoara e, nos anos 70, das primeiras FMs do estado.
O prefixo pertenceu a família Proença até 1983, quando Adolpho Bloch comprou a Clube, dois meses depois de inaugurar a TV Manchete. Bloch se interessou pela rádio por ouvi-la quando estava em viagem à Belém, e adquiriu a emissora.
Em 1985, a Clube unificou suas transmissões esportivas com a Rádio Manchete AM do Rio de Janeiro, cobrindo sete campeonatos brasileiros (incluindo a polêmica Copa União de 1987), duas Copas do Mundo, dois Jogos Panamericanos e uma Olimpíada.
Desde 1993, pertence ao Grupo RBA de Comunicação. Revitalizada, desde 1996 é líder de audiência na região.
Esporte[editar | editar código-fonte]Possui muitas horas de seu dia programadas para o desporto, característica da rádio desde o seu início, graças a fascinação pelo futebol de um de seus fundadores, Edgar Proença. Destaque para a cobertura das duas principais equipes do estado: Remo e Paysandu.
Foi pioneira na região Norte em transmitir uma partida de futebol, em 1935, e a um jogo de Copa do Mundo, a final de 1950 no Rio de Janeiro, narrada por Edyr de Paiva Proença, filho de Edgar. O programa Cartaz Esportivo, criado em 1939, permanece no ar até os dias de hoje.