• Matéria: História
  • Autor: gisiega
  • Perguntado 9 anos atrás

A Inglaterra passou por transformações políticas importantes a partir do século XVI. Como se deu esse processo? Qual a relação dessas transformações com a adoção das políticas mercantilistas inglesas?

Respostas

respondido por: MarihMayrink
22
Depois do reinado de Henrique VIII (1509-1547) e o Ato de Supremacia que dava ao rei o controle sobre a religião. A sua intenção era destituir a Igreja Católica, daí surgindo o Anglicanismo.

O Anglicanismo foi consolidado por Elizabeth I (1558-1603) quando decretou a Lei dos 39 Artigos (1563) que integrava o Anglicanismo ao Calvinismo, formando assim o Puritanismo. O Calvinismo tinha como característica o acúmulo de capital (que fora mais tarde investido na industrialização inglesa). Essa nova religião foi prontamente aceita pela burguesia porque justificava a usura e o lucro através da predestinação absoluta da alma. A unificação das religiões também evitava guerras. 

A aproximação da monarquia com a burguesia resultou no fortalecimento da marinha e consequentemente das expedições colonizadoras que levaram a formação da colônia de Virgínia na América.

A burguesia tomou tal poder com o passar do tempo que através da Revolução Gloriosa (1688) depôs o rei e pôs um fim ao absolutismo inglês através de uma nova constituição burguesa. O pioneirismo inglês na Primeira Revolução Industrial é explicado dentre outros fatores pela ascensão dessa burguesia.

gisiega: Obg ❤
Perguntas similares