• Matéria: História
  • Autor: giovans1
  • Perguntado 9 anos atrás

o açúcar e o ouro, cada qual em sua época de predomínio, garantiram para Portugal a posse e a ocupação de vasto território, alimentaram sonhos e cobiças, estimularam o povoamento e o fluxo expressivo de negros escravos, subsidiaram e introduziram atividades intermediárias; foram fatores decisivos para o relativo progresso material e certa opulência barroca, além de contribuírem para o razoável florescimento das artes e das letras no período colonial. Apesar desta ação comum ou semelhante, a economia aurífera colonial avançou em direção própria e se diferenciou das demais atividades, principalmente porque:
a) não teve efeito multiplicador no desenvolvimento de atividades econômicas secundárias junto ás minas.
b) interiorizou a formação de um mercado consumidor e propiciou surto urbano considerável.
c) o ouro brasileiro, sendo dependente do mercado externo, não resistiu a influência dos mercados externos.
d) as bandeiras não foram além dos limites territoriais já estabelecidos em Tordesilhas.

Respostas

respondido por: ThiagoBarbosa007
115
Letra B) O ouro interiorizou a formação do mercado. A causa do Ouro, especificamente em Minas Gerais a economia brasileira começou a girar, . A interiorização do Brasil aconteceu devido a descoberta do ouro. Antes, os colonizadores ficavam apenas no litoral. Foram comparados a caranguejos devido à isso por escritores de
História do Brasil.
Devido ao ouro, começou a haver a criação de gado onde hoje é o Rio grande do sul. Esse era o alimento dos ditos mineradores.
Em MG, o ouro era abundante. Principalmente onde hoje se localiza a cidade de Paracatu, a 250 km de Brasília. Cidade que faz parte do triângulo mineiro.
Perguntas similares