• Matéria: Sociologia
  • Autor: betinha18
  • Perguntado 9 anos atrás

qual a diferença entre a cidadania na grecia antiga e a cidadania moderna?

Respostas

respondido por: rogiH
238
A cidadania grega antiga consistia em o cidadão ser homem, maior de 21 anos, filho de pais atenienses e que detivesse certa quantidade de terras e posses.
Era exercida diretamente, fosse para votar, fosse para propor as leis.

A cidadania moderna divide-se em dois: a) a cidadania pode ser adquirida por nascimento em determinado solo que pertença a um Estado (jus solis); b) a cidadania pode ser recebida pelo vínculo sanguíneo da cidadania dos pais com relação ao filho, que a adquire, isto é, a partir de sua ascendência (jus sanguinis).
É exercida indiretamente, elegendo representantes que farão o papel de carregar sua voz às decisões.
respondido por: Matheusieti
69

Apesar da Democracia na Grécia antiga ser de grande influência para as políticas que devem ser melhoradas no mundo moderno, ela era excludente, e, nem toda a população experienciava aquele regime democrático, ou seja, as mulheres e os estrangeiros não tinham poder de voto.

Na perspectiva moderna a cidadania gira em torno da construção dos valores em uma perspectiva humanista pois se refere aos direitos e deveres do cidadão.

Ela também está atrelada a uma visão positivista de proteção, para o equilíbrio social, a partir da regulamentação de leis, da constituição, normas e valores vigentes que são comuns a todos os cidadãos.

A cidadania pode ser entendida como a prática dos direitos e dos deveres do cidadão, por isso ela se liga a democracia que parte do exercício das atividades do cidadão perante seu sistema vigente.

Caso tenha mais interesse na visão da cidadania:

https://brainly.com.br/tarefa/15850124?source=aid13287335

Anexos:
Perguntas similares