Respostas
A presença americana nos territórios do Iraque e Afeganistão desestabilizou a geopolítica da região. Apesar de grupos como a Al-Qaeda e Talibã terem sido combatidos ferozmente combatidos, a eventual retirada progressiva das tropas americanas abriu um vácuo para que o Estado Islâmico pudesse emergir.
Os governos do Iraque e Afeganistão não detinham poder e estabilidade o suficiente para evitar que o Estado Islâmico ganhasse poder, ainda mais depois de tantos anos de guerra e do cultivo do ódio por parte dos populares em relação aos americanos e ao ocidente em si.
Espero ter ajudado!
Favoreceu o avanço e a conquista territorial do Estado Islâmico o alto nível de desorganização econômica política, econômica e social na qual a Síria e o Iraque mergulhou depois de suas respectivas guerras.
A Síria viveu, no período em que o EI surgiu, o ponto mais violento de sua guerra civil, quando grupos paramilitares tentaram derrubar o governo do presidente sírio Bashar al-Assad. Esta tentativa de derrubada foi respondida por meio do exército, de modo que na devastada e desorganizada Síria o grupo extremista ganhou terreno.
O mesmo ocorreu com o Iraque, que até hoje tem a presença destes terroristas em parte de seu território, e que também vive situação difícil desde que foi invadido pelos Estados Unidos da América na Guerra do Iraque.
Mais sobre o EI em:
https://brainly.com.br/tarefa/20553370