1)
Na estrutura projetizada, A possibilidade de se tomar decisões rápidas é maior, o que permite uma velocidade maior de reposta aos clientes, a interface com a alta administração é mais fácil e mais direta, dentre outras vantagens.
Dentre as desvantagens da estrutura projetizada, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Quando a empresa tem vários projetos, pode haver duplicidade de trabalho, no momento em que ela cria novos grupos;
( ) Funcionários com conhecimentos específicos tendem a serem alocados em projetos quando estão disponíveis (e não apenas quando são necessários ao projeto);
( ) Grande incerteza sobre o que acontecerá aos membros quando o projeto acabar;
( ) Custo mais alto pela duplicação de esforços, facilidades e pessoal;
( ) Tendência de reter os funcionários em um projeto por um tempo maior do que o necessário; e
Assinale a alternativa correspondente a sequência do V ou F:
Alternativas:
a)
V, V, F, V, F
b)
V, F, V, V, V
Alternativa assinalada
c)
F, V, F, F, V
d)
F, V, V, V, V
e)
V, V, V, V, V
2)
Todo projeto é construído por etapas (fases), e elas devem ser cumpridas em sua sequência, para trazerem um melhor resultado para o projeto.
Nessa fase, há a identificação de uma necessidade, um problema ou uma oportunidade, que precisa ter uma autorização do patrocinador para que o projeto seja iniciado (quando um projeto é autorizado, há a elaboração de um documento chamado termo de abertura do projeto que inclui justificativa, objetivos, benefícios esperados, requisitos e condições gerais (quantidade de recursos, análises exigidas etc.).
A fase mencionada acima é chamada de:
Alternativas:
a)
Iniciação
Alternativa assinalada
b)
Organização e preparação
c)
Realização
d)
Encerramento
e)
Revisão
3)
Escopo é a soma de todos os produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Tudo aquilo que será definido no planejamento é baseado no que foi definido no escopo. Assim, se o escopo for mal definido, isso trará um impacto negativo sobre todos os outros planos e áreas de gestão do projeto, refletindo diretamente nos custos, prazos e retrabalhos que trazem conflitos que desgastam e tiram o foco do gerente de projetos.
O escopo é dividido em:
Alternativas:
a)
Escopo de premissas e escopo de restrições.
b)
Exclusões do projeto e escopo de aceitação do produto.
c)
Entregas primárias e secundárias.
d)
Escopo do produto e escopo do projeto.
Alternativa assinalada
e)
Brainstorming e técnica Delphi.
4)
Quando um projeto está na sua fase de avaliação, é feito o estudo da sua viabilidade para que a empresa consiga enxergar se deve levá-lo adiante. Para isso, a empresa deve levar em consideração diversos aspectos para entender se ele é executável
Todos os tipos de análise de viabilidade influenciam muito na decisão de dar sequência ou não a um projeto. Além disso, análises de viabilidade também são exigidas no momento que uma empresa está negociando um financiamento externo (em bancos e fundos de investimento, por exemplo), já que vários pré-requisitos são exigidos para que o sponsor (patrocinador) concorde em liberar os recursos financeiros para aquele empreendimento em específico.
Veja o tipo de viabilidade a seguir:
Possui como objetivo verificar se o projeto atende às exigências de lucratividade dos sponsors (investidores internos ou externos), para que eles decidam se investem ou não no empreendimento.
A viabilidade apresentada acima é chamada de:
Alternativas:
a)
estratégica
b)
mercadológica
c)
econômico-financeira
Alternativa assinalada
d)
operacional
e)
fiscal
5)
No mundo dos negócios (e até mesmo em nossa vida pessoal), alcançar o sucesso é um objetivo que todas as empresas perseguem. Dentro desse cenário, os projetos ajudam as empresas a obterem sucesso, mas, algumas vezes, eles também fracassam devido aos erros que são cometidos. Sendo assim, considere as asserções a seguir:
I)O conceito tradicional de sucesso em um projeto controla o escopo, o tempo e o custo (tripla restrição ou triângulo de ferro).
OU SEJA,
II)Sucesso em projetos significa fazer as tarefas de uma forma que a empresa entregue um produto da maneira que ele foi pensado (escopo), no prazo compromissado (tempo) e dentro do orçamento previsto (custo).
Assinale o que é correto:
Alternativas:
a)
A asserção I é falsa e II é verdadeira.
Alternativa assinalada
b)
A asserção II é falsa e I é verdadeira.
c)
Ambas as asserções são falsas.
d)
Ambas as asserções são verdadeiras e II justifica I.
e)
Ambas as asserções são verdadeiras, mas II não justifica I.
Colaborar
Respostas
1. Sobre as desvantagens da estrutura projetizada, pode-se inferir que todas as alternativas são verdadeiras, desde a ideia sobre o deslocamento dos funcionários até as incertezas do que se ocorre quando o projeto acaba.
Letra E.
2. A fase de Iniciação é aquela onde ocorre a identificação da necessidade, do problema ou de uma oportunidade.
Letra A.
3. Infere-se que o escopo é divido em escopo do produto e escopo do projeto.
Letra D.
4. A Viabilidade econômico-financeira é aquela que tem como objetivo realizar a constatação de que o projeto atende às exigências de lucratividade dos investidores internos ou externos ou não.
Letra C.
5. Por fim, pode-se concluir que apenas a ideia de que o sucesso em projetos é realizar tarefas de modo a concretizar as entregas conforme o escopo, prazo e custos é verdadeira, o que valida apenas a II.
Letra D.
Abraços!