Os princípios são como as grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna. O objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar. Eventualmente, mas com muito maior possibilidade de erro, poderíamos chegar quase sem sinalização. Os Princípios Fundamentais, na Contabilidade, exercem mesma função. “São guias de direção que devidamente observados, vão nos levar aos objetivos desejados, sem grandes problemas, sem desvio de rota, sem entrar em variante ou rodovia errada.” Já as convenções contábeis restringem o campo de ação dos princípios Sobre as convenções elencados, marque V verdadeiro e F para falso:
( ) Objetividade: Sempre que possível, os registros contábeis deverão ter suporte documental ou evidencia que possibilite avaliação.
( ) Prudencia: Deverá sempre determinar a adoção do maior valor para os componentes do Ativo e do menor valor para os componentes do Passivo.
( ) Consistência e Uniformidade: Os critérios contábeis adotados não deverão ser mudados, de ano para ano, ou constantemente.
( ) Materialidade: diz respeito em custo-benefício em adquirir a informação. Há determinadas informações contábeis cujo custo para evidenciá-las é maior que o beneficio que trará aos usuários da contabilidade.
Assinale a alternativa que corresponda com a sequência correta: Escolha uma:
a. F - F – F - V
b. V – V – V – F
c. V – V – F – F
d. V - F - V – V Correto
e. F – V – V – V
Respostas
Os Princípios e Convenções Contábeis são fundamentais para a correta aplicação da Contabilidade nas empresas. Os princípios nortearão a conduta do contador e as convenções serão formas de proceder mais detalhadas dentro dos princípios. A alternativa correta é a letra a) F - F - F - V
Princípios e Convenções Contábeis
A afirmativa I é falsa porque a Convenção da Objetividade norteia ao contador que escolha os critérios mais objetivos, especialmente quando se trata de valores para que não haja confusão e adoção de padrões muito diferentes que venham a prejudicar a prática da avaliação contábil.
A afirmativa II também é falsa, o Princípio da Prudência orienta ao contador o registro do menor valor para os componentes do ATIVO e maior valor aos componentes do PASSIVO como forma de não criar falsas expectativas.
A afirmativa III é falsa pois a Convenção da Consistência ou Uniformidade fala que não se deve modificar os critérios utilizados em cada balanço e não dá um tempo específico para que ocorra essa mudança.
Por fim, a afirmativa IV é verdadeira pois através da Convenção da Materialidade entende-se que não se deve desperdiçar tempo e recursos importantes para evidenciar informações contábeis irrelevantes, seja pelo valor inexpressivo ou pela pouca utilidade contábil.
Para aprender mais sobre Princípios e Convenções Contábeis, veja: https://brainly.com.br/tarefa/1071022#
#SPJ2