Respostas
respondido por:
51
Olá, boa noite.
Os escravos eram castigados com chibatas, ferros quentes e etc.
Os escravos eram castigados com chibatas, ferros quentes e etc.
respondido por:
31
Caixinha para as mãos
(Desenho de Ezequiel dos Santos e Luã Mateus Garcia - 7ºanoII/2014)A caixinha para as mãos era usada como punição aos furtos leves praticados por domésticos. Também foi empregada como meio de punição pelos tribunais do século XVIII, para penalizar pequenos furtos. Prendendo geralmente a mão direita, esta era ferida com pregos. Além das dores do momento, o condenado ficava com a mão inutilizada. Depois era liberado. A marca nas mãos podia servir de exemplo para outros ladrões.
Cinto de castidade

(Desenho de Alam Vitor Mafra e Alexandre de Oliveira Iparraguirre - 7ºanoIV/2014)
O cinto de castidade masculino é menos famosos do que o feminino, e era usado por servos que serviam nos castelos. Servia para impedir estupros, os quais podiam ter, como alvo, não só as mulheres em geral, moradoras dos castelos, como também as esposas dos senhores feudais. Foi muito usado na baixa Idade Média, época da decadência da nobreza, na Itália, França e Península Ibérica. Mais tarde foi adaptado para preservar o gozo de escravos reprodutores, cuja função era fazer filhos para servirem nas fazendas brasileiras.
Algemas
(Desenho de Igor Pegoraro e Jean Carlos Fandaruff - 7ºanoII/2014)As algemas, da época dos antigos egípcios, eram instrumentos utilizados para agrilhoar escravos e condenados. As de madeira serviam para a transferência de prisioneiros, impedindo, assim, que fugissem. As de ferro, além do uso acima, eram também utilizadas para pendurar as vítimas nos muros das prisões, criando condições de imobilidade que levavam, muitas vezes, à loucura.
Berlinda
(Desenho de Gabriel de Oliveira Iparraguirre - 7ºanoIV/2014)A berlinda existia nos locais de mercado e feiras, ou na entrada das cidades. Era um instrumento considerado obrigatório na Idade Média, em quase todas as regiões da Europa. Este e outros instrumentos, fazem parte de uma série de punições corporais, que deviam constituir um exemplo para os outros. Era reservada aos mentirosos, ladrões, beberrões e às mulheres briguentas. Era um castigo considerado leve, mas quase sempre a pena virava suplício e tortura quando a vítima (pescoço e braços imobilizados na trave) levava comumente tapas e/ou era insultada pelo povo. Mais tarde foi adaptada e usada nas fazendas brasileiras para castigar e imobilizar escravos considerados fujões.
Cepo
(Desenho de Leandro Varela Soares e Leonardo Sabino - 7ºano V/2014)Tronco grosso de madeira que o escravo carregava à cabeça preso por uma longa corrente e uma argola que trazia no tornozelo.
Açoite
(Desenho de Arthur Pereira Silveira - 7ºano V/2014)O açoite (chicote) é um castigo conhecido e utilizado desde os tempos mais remotos. No período medieval, era reservado principalmente aos vagabundos e mendicantes, mas não eram excluídas as mulheres infiéis ou consideradas despudoradas que sofriam a ira de chicotes em formato de estrela ou do chamado “gato de nove rabos” que servia para tirar a pele das costas e do abdômen, para aumentar o seu efeito, as cordas eram banhadas em uma solução de salmoura. Aqui no Brasil, os chicotes chegaram no século XVI e se tornaram o castigo mais comum contra escravos negros, existiam dois modelos,de varinha ou de cinco fitas couro com vários nós em sua extensão. Era utilizado para punir pequenas faltas ou acelerar o ritmo de trabalho. Segundo a lei brasileira, qualquer escravo poderia receber até 700 chicotadas por dia em suas costas.
Cinto de contenção
(Desenho de Eduardo Pizoni e Luiz Henrique Lacerda Marchi - 7ºano I/2014)Cinto de ferro que prendia as mãos na lateral do corpo e geralmente tinha agulhas pontiagudas por dentro. O preso era submetido a torturas ou deixado para morrer de frio, fome, sede ou atrofia. No caso dos escravos brasileiros, era usado para castigar, e não para matar, pois o negro deveria sofrer até não suportar mais, servindo de exemplo para os outros cativos.
Tronco
(Desenho de Eduardo da Silva e Juliano Cezar Lima da Silva - 7ºano II/2014)Instrumento de tortura e humilhação feito de madeira com dois blocos perfurados. Nele os escravos permaneciam deitados presos pelos pés e mãos, ou pelos pés e pescoço. Alí ficavam paralisados e indefesos aos ataques de insetos e ratos, com contato com sua urina e fezes isolado num barracão até o seu senhor resolver soltá-lo.
Máscara de Flandres
(Desenho de Adrian Contesini Bunn e Deivid Maier Ferreira - 7ºano I/2014)Era usada para punir roubo de alimentos, alcoolismo, ingestão de terra ou na mineração de diamante quando o escravo tentava roubar algumas pedras. As máscaras podiam cobrir todo o rosto ou só a boca.
Anjinhos
(Desenho de Sinezio Octaviano Dadam Neto - 7ºanoII/2014)Eram instrumentos que prendiam os dedos polegares das vitimas em dois anéis que eram espremidos gradualmente por uma chave ou parafuso.
Ferro de marcar
Cegonha
Viramundo
Pelourinho
Gargalheira
Palmatória
Pau de arara
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás