Leia atentamente o excerto abaixo:
"O latim, língua dos romanos, do pensamento de Roma e de sua brilhante civilização, pertence à família das línguas indo europeias. [...] Na fase das origens, crê-se que o latim era relativamente uniforme, sendo foco irradiador dessa unidade o sermo urbanus de Roma. Nesse período o latim era arcaico, uma língua de camponeses, com forte influência do indo-europeu" (MARTINS, 2006)
(Fonte: MARTINS, Maria Cristina. A língua latina: sua origem, variedades e desdobramentos. Revista Philologus . Ano 12, No 36, (set./dez.2006) – Rio de Janeiro: CiFEFiL. 160 p.)
Desse modo, conforme a citação acima e os conteúdos abordados em nossa disciplina, é fato que o latim possui algumas modalidades, dentre as principais, as modalidades vulgar e clássica da língua. Assim, em relação a essas modalidades, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O latim clássico era a língua falada pela plebe no período do Império Romano. Não existia nenhum fator social que justificasse a distinção entre o latim clássico e o latim vulgar.
b)
O latim vulgar era a língua falada pelo povo, mas, apesar disso, apresentava grande rigor gramatical.
c)
O latim vulgar, embora não apresentasse rigor gramatical, era reconhecido pelo apuro vocabular e ela elegância do estilo.
d)
O latim clássico caracteriza-se pelo rigor gramatical, apuro do vocabulário e elegância do estilo.
e)
O latim vulgar caracteriza-se pelo rigor gramatical, apuro do vocabulário e elegância do estilo.
Respostas
respondido por:
2
1- D
2 - B
3- A
4- A
5- D
2 - B
3- A
4- A
5- D
joaovalkiria:
Av 1.... língua portuguesa conceitos gerais...
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás