• Matéria: Física
  • Autor: pjosemv
  • Perguntado 8 anos atrás

(Ufpa 2016) Sabe-se que o conceito de movimento em Física é relativo, ou seja, depende de um referencial. Considerando essa afirmação, pode-se afirmar que, para uma pessoa sentada numa cadeira de uma Roda Gigante, em movimento, a trajetória de outra pessoa que está sentada diametralmente oposta é
a) uma reta.
b) uma parábola.
c) um círculo.
d) um segmento de reta.
e) inexistente, porque não há movimento.

Respostas

respondido por: mfreitasap1b86i
72
Olá,

A pessoa sentada em uma roda gigante encontra-se em um ponto e a pessoa que ela está observando está localizada em um ponto diametralmente oposto à ela.

Não pode-se pensar que a outra pessoa está em uma trajetória reta e nem de um segmento de reta pois senão significaria praticamente que a pessoa saiu voando da roda gigante.

Uma parábola também não é pois a roda gigante possui um movimento contínuo.

Sendo assim, resta avaliar se a trajetória é um círculo ou inexistente. Não pode-se dizer que é inexistente pois nota-se claramente o movimento do outro ponto.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), que diz que a trajetória da outra pessoa é um círculo.
respondido por: dudaguimaraes13
17

Resposta:letra(c)

Explicação:A distância entre as duas pessoas é sempre igual (constante) ao diâmetro da roda gigante. Porém, vê-se que a posição relativa entre elas muda o tempo todo (uma não vê a outra parada). Então, uma vê a outra em uma trajetória circular com raio igual ao diâmetro da circunferência, ou seja, 2R.

Perguntas similares