Respostas
Árvore da Vida - A inacreditável biodiversidade da vida na Terra
Editora Melhoramentos
Rochelle Strauss
Ilustrações: Margot Thompson
Pense rápido: quantas espécies de bactérias existem no planeta? É difícil acreditar que aqueles seres minúsculos, dos quais nos lembramos apenas quando nos deixam doentes, somam dez mil tipos diferentes. As bactérias estão entre as espécies mais antigas da Terra e estão por toda parte, mas a verdade é que estamos tão acostumados a ignorá-las que até esquecemos de que bilhões delas vivem no nosso intestino. Não sabia? Fique tranquilo. Nem toda bactéria é uma portadora de doença. A Lactobacillus acidophilus, por exemplo, está no nosso corpo exatamente para nos proteger das espécies nocivas.
Embora sejam as menores formas de vida que existem e correspondam a menos de 1% dos elementos que formam a Árvore da Vida, elas são fan-tás-ti-cas e muito importantes. Afinal, cada ser vivo que habita o nosso planeta descende das primeiras bactérias. Essas e outras informações legais, você pode aprender no livro “Árvore da Vida”, que classifica, agrupa espécies e conta um pouco sobre os exemplares de cada reino, dando destaque ao Reino Animal.
O livro traz muitas curiosidades e números interessantes. Nele você descobre que o maior invertebrado do mundo é a lula-gigante, que pode chegar a 18 metros de comprimento e pesar 450 quilos. Seus olhos são do tamanho de bolas de basquete! Você fica sabendo também que o correspondente a dois estádios de futebol é derrubado a cada segundo para dar lugar a fazendas e pastagens.
Além de detalhar a Árvore da Vida, o livro mostra as mudanças que ela vem sofrendo por causa da poluição, do desmatamento e de outras ações predatórias que resultam nas espécies em extinção e na transformação de ambientes naturais. As notícias são tristes, mas a melhor parte está no finalzinho do livro. Lá a autora ensina como podemos nos tornar guardiões da natureza.
Ela diz que nós somos uma das 1.750.000 folhas da árvore, não somos jardineiros. Ou seja, quando a árvore é afetada, todas as espécies dela sofrem abalos, mudanças e correm perigo. Os seres humanos, assim como os fungos, as plantas e os outros componentes do Reino Animal, fazem parte do mesmo sistema, do mesmo planeta, e não podem (e nem devem) olhar para o meio ambiente “de fora”, como se estivesse olhando para um quadro. Nós fazemos parte dele.
Aos pais, professores e guardiões, a publicação reserva um espaço, com um recadinho e dicas especiais. Ah, e as ilustrações são lindas. Vamos conhecer?
mt obg me ajudou mttt