A Teoria das Necessidades de Maslow se liga perfeitamente à discussão sobre plenitude-crise. Fazendo um paralelo entre os dois assuntos, pode-se inferir que a plenitude estende-se do início da realização de uma necessidade comum ao início da percepção de que o atingimento desta necessidade já não é suficiente para se resolver uma nova problemática que surge. A partir deste ponto, tem-se o momento de crise, porém não como algo pejorativo.
A partir da leitura da temática plenitude-crise, avalie as afirmações a seguir, assinalando (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Fome, doenças, exclusão e conflitos sociais foram os sintomas de plenitude da Idade Média e a crise (uma delas) foi representada pelas cruzadas.
( ) Ao final do século XVIII, já no início da Revolução Industrial, já se encontrava fortemente instaurado um estado de crise provocada pela adoção do modelo capitalista.
( ) As consequências da dinâmica social (capitalismo, lucro, competitividade e conflitos) se estendem, em maior ou menor grau até os dias de hoje, afinal, ainda são muitos os excluídos pela falta de competitividade em um mercado tão seletivo.
( ) As ações humanas, até os dias de hoje, são tomadas de maneira a atender à necessidade de superação de um estado de crise, gerado por decisões anteriores que também atendiam às necessidades anteriores nestes ciclos de superação de crises.
( ) A evolução histórica dos casos apresentados na Leitura Complementar no capítulo I do livro didático demonstra que o estado de plenitude das soluções tem se tornado cada vez mais efêmero, tanto em nível coletivo como em nível individual. Atrelado às necessidades humanas, é promovido o desenvolvimento humano de forma mais equitativa.
Respostas
respondido por:
2
Resposta da questão v. v. v. f
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás