• Matéria: Biologia
  • Autor: ciprianobruna24
  • Perguntado 8 anos atrás

A hemofilia é uma doença de herança recessiva ligada ao cromossomos X. Um homem que trabalha em uma usina nuclear teve um filho homofílco. Sua mulher concluiu que a doença do menino foi consequência da radiação que o marido recebeu na época da fecundação. Ela tem ou não

Respostas

respondido por: ijuliocristian
203
Não. Hemofilia é doença genética, nesse caso a mãe é portadora do gene pra hemofilia, e por isso o filho nasceu hemofílico.

Pensa comigo...
Hemofilia é uma doença ligada ao cromossomo X, portanto se o filho nasceu homem o pai doou o cromossomo Y, logo a mãe não tem razão pois foi ela quem doou o cromossomo X com o gene hemofílico.
Graduando em Enfermagem!

ciprianobruna24: Obrigada
respondido por: mayaravieiraj
30

Ela não tem. Sabe-se que a hemofilia é uma doença caraterizada por ser genética, portanto, é hereditária. Sendo assim, em situações nas quais a mãe seja portadora do gene pra hemofilia, o descendente nascerá também hemofílico.

Como sabemos, a hemofilia é uma enfermidade ligada ao cromossomo X, isso significa dizer que caso o descendente seja do sexo masculino, a priori o pai doou o cromossomo Y, portanto a mãe não tem razão no seu argumento, uma vez que foi ela quem doou o cromossomo X com o gene hemofílico.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/12466021

Anexos:
Perguntas similares