• Matéria: Física
  • Autor: zlopesfernand
  • Perguntado 9 anos atrás

O princípio de funcionamento da pintura eletrostática é a atração eletrostática. Uma pistola borrifa a tinta contra uma grade metálica, por exemplo. A atração eletrostática entre a tinta e a grade faz com que não se desperdice tinta, nem seja gerada uma nuvem de tinta borrifada ao redor da pessoa que está pintando. Em termos da carga elétrica total da tinta e da grade metálica a ser pintada, quais são as possibilidades de gerar atração? O que seria mais fácil fazer para gerar essa atração ?

Respostas

respondido por: almazzorani
14
Boa tarde!

Uma das Lei mais fundamentais da eletrodinâmica é, provavelmente, a de Coulomb. Ela permite quantificar a atração e/ou repulsão entre duas cargas quaisquer, porém com uma "condição": para que se gere repulsão, as cargas devem ser de mesma polaridade (ambas negativas ou ambas positivas), e para que gere atração, devem ser de sinais opostos. Assim, necessariamente para que alguma partícula seja atraída eletricamente por outra, ambas devem possuir polaridades diferentes.
No seu caso, no meu ponto de vista, seria mais viável tornar eletricamente positiva a tinta (ionizá-la) e neutralizar a grade com o terra natural (ou seja, bastaria aterrar a grade, já que como é um bom condutor de eletricidade, apenas um fio para o aterramento seria suficiente para a eletrização de toda a sua extensão). Com isso teríamos o par positivo (tinta) + negativo (grade).

Abraço!
Perguntas similares