• Matéria: Português
  • Autor: lindabruna19855
  • Perguntado 8 anos atrás

1. No texto, o autor, Marcelo Coelho, aborda o uso do telefone celular.

a) Ele vê esse uso de maneira positiva ou negativa? Por quê?
b) Das múltiplas funções do celular, qual é a que mais o incomoda?
c) O que ele pensa de fotos banais, como “gatos subindo na cortina, focinhos de cachorro farejando a câmera, pratos de torresmo, brownie e feijoada?.

2. De acordo com o texto, apesar do uso quase ilimitado do celular nos dias de hoje para tirar fotos, o selfie é uma unanimidade entre os adolescentes? Por quê?

3. O autor se posiciona claramente sobre os selfies.
a) Em que situação ele acha que haveria sentido alguém fotografar a si mesmo?.
b) Em que tipo de situação ele rejeita os selfies?

4. Segundo o autor, a onda dos selfies provocou uma “espécie de degradação da experiência”. Explique o que ele quer dizer com isso.

5. Para ilustrar seu ponto de vista, o autor cita uma viagem a Paris.
a) Em tese, o que uma pessoa procura quando vai a Paris?
b) O que muda quando ela fotografa a si mesma em Paris?
c) Por quê o autor vê narcisismo nesse tipo de atitude?

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
3084
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que:


1. A. Conforme o texto, entendemos que o autor vê o uso de maneira negativa, já que as pessoas querem tirara "selfie" de tudo, em todas as ocasiões, e com isso, vão perdendo a interação e a privacidade.

B. A função que mais incomoda para o autor, sem dúvidas, é a de tirar fotos.

C. Ele faz uma crítica sobre essas fotos, já que para ele, a pessoa perde a experiência, não vive o momento.

2. Para ele, o uso das fotos é utilizada mais pelos adolescentes, uma vez que os mesmos são os que mais usam os aparelhos, são mais narcisistas, estão se descobrindo, etc.


3. A. Para ele haveria sentido fotografar a si mesmo caso de questões de publicidade.

B. Ele rejeita as selfies no sentido de não aproveitar o momento, em tirar foto com a comida, do cachorro, de uma viagem, ao invés de aproveitar a experiência.

4. Isto quer dizer que, quando as pessoas estão no local, elas não aproveitam a experiência, aquele momento vivido, elas se limitam apenas a fazer registros. E nem sempre quer dizer que aquilo que foi fotografado foi algo legal, é apenas aparência.

5. A. Em tese, a pessoa procura os monumentos como a Torre Eiffel, ponto turístico que atrai diversas pessoas do mundo todo.

B. Muda que ela não consegue aproveitar a paisagem, é como se ela estivesse tirando foto de alguém que está em Paris, como afirma o autor.

C. Vê um narcismo, uma vez que a pessoa se preocupa apenas com a própria imagem.


Espero ter ajudado!
respondido por: thiiagomoura
9

1. a) Aborda sobre o telefone celular de maneira negativa.

O autor Marcelo Coelho, em seu texto denominado de "Selfies", verifica a utilização de determinada ferramenta com algo negativo. Pode-se chegar a esta conclusão após a verificação das primeiras frases do texto, onde o autor afirma que muitas pessoas se irritam com razão, ao uso compulsivo dos celulares.  

Ainda completa, afirmando que se o celular fosse utilizado para ligações, não haveria problema. Entretanto, as fotografias o irritam, pois o autor sente uma invasão de sua privacidade, o fato de existirem fotos relacionados a vida íntima nas redes sociais.  

Link: https://brainly.com.br/tarefa/24644912

b) A que mais incomoda o autor é a "selfie".

Sendo assim, o autor deixa claro no texto que das múltiplas funções existentes no celular, a que o deixa irritado são as "selfies", pois estas retiram a sua privacidade. Além disso, afirma que o tempo destas já estão chegando ao fim, pois já são motivo de preconceito entre os amigos do filho.

Para o autor, a "selfie" realmente o irrita, não aprovando o hábito das pessoas tirarem foto ao lado da Torre Eiffel, ou ao lado de alguma celebridade. Ainda completa, afirmando que a experiência é ainda pior, quando as "selfies" são utilizadas para registrar alimentos.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/27102464

c) O autor não aprova a utilização de "selfies" para fotos banais.

O autor não aceita o uso do celular para fazer "selfies" de questões banais, pois o autor sente como se a sua privacidade fosse violada. Sendo assim, este fica irritado quando vê tais fotos nas redes sociais, e a exposição que essas fotos possuem em larga escala.

Afirma ainda, que o tempo das "selfies" está chegando ao fim, pois até os seus filhos não mais aprovam determinada ferramenta, possuindo preconceito das pessoas que ainda a utilizam, achando ridículo quem usa em qualquer ocasião, onde esta também é uma opinião do autor.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/27460903

2. A "selfie" não é uma unanimidade entre os adolescentes.

O autor Marcelo Coelho afirma que a "selfie" não é uma unanimidade entre os adolescentes, onde determinada questão pode ser confirmada pela experiência vivida com os seus filhos, de 10 e 12 anos, onde estes não aprovam a utilização das "selfies".

O autor afirma também, que já é motivo de preconceito entre os colegas dos seus filhos, alegando que o tempo das "selfies" já está sendo finalizado. Também afirma que os seus filhos acham ridículo a mania que as pessoas possuem de tirar fotos em qualquer ocasião.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/27112779

3. a) Fotografar a si mesmo para melhora da forma física ou um adolescente no período de descobertas.  

O autor afirma que faz sentido a utilização das "selfies" para o registro de progresso semanal, de alguém que busca a melhora do corpo físico. Também aprova um adolescente que tira "selfies" em um período de constante descoberta a si mesmo, no início da adolescência.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/26930446

b) O autor rejeita as "selfies" de pessoas que tiram fotos de alimentos.

O autor rejeita "selfies" de pessoas que tiram fotos da comida. Isto porque, o autor demonstra ter uma sensibilidade aflorada, e afirma que a experiência de degustar o alimento não é de fato sentida e vivida, como se o momento de estar em um restaurante não pudesse ser aproveitado de fato.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/41476966

4. Ele quis dizer que as experiências não são sentidas como devem ser.

Com a afirmação "espécie de degradação da experiência", o autor busca afirmar acerca da ausência de prazer no momento em que se vive, de modo que, quando as pessoas tiram fotos de alimentos em momentos de regozijo, como a ida a um restaurante, ela está retirando a possibilidade de possuir a sensibilidade que aquele momento pode proporcionar.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/8457402

5. a) Fazer uma visita à Torre Eiffel e conhecer os principais pontos turísticos.

Quando uma pessoa faz uma viagem a Paris, via de regra, ela busca conhecer a Torre Eiffel e os principais pontos turísticos da cidade, como os restaurantes mais requintados e apreciados pela comunidade local, visitar os renomados museus, conhecer as igrejas conhecidas.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/4240574

b) É como se a experiência não pudesse ser vivenciada como de fato é.

Ao fotografar a si mesma em Paris, é como se a pessoa não pudesse viver a experiência de viajar à cidade, como de fato é. Desta forma, a pessoa divide-se em duas outras pessoas, aquela que está contida nas imagens; e a pessoa que de fato na viagem a Paris.  

Link: https://brainly.com.br/tarefa/8729163

c) Busca demonstrar um amor pelo seu próprio eu.  

Sendo assim, o autor verifica um nítido narcisismo neste tipo de atitude, pois busca demonstrar que a pessoa está unicamente preocupada com a sua própria imagem, e não busca aproveitar o momento em volta, as pessoas que estão a sua volta, e possuir a experiência.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/393609

Anexos:
Perguntas similares