Respostas
O trovadorismo surge em Portugal no momento de sua formação enquanto estado independente sendo muito importante por esta união literária e política. Os principais locais em que as cantigas dos trovadores eram cantadas consistiam em feiras, castelos e festas durante a Idade Média.
No que se refere às suas características, este movimento literário possuía o gênero lírico no qual estavam inseridas as cantigas de amor e amigo que se relacionavam a canções dedicadas a amizades ou amores proibidos da época considerados como inatingíveis e espirituais.
Já o outro gênero do trovadorismo é o satírico o qual possui as cantigas de escárnio de maldizer se referindo nestes casos a canções com insultos e ironias relacionadas a pessoas ou situações ocorridas na sociedade medieval.
CANCIONEIROS E OS PRINCIPAIS TROVADORES
As cantigas feitas durante o período do Trovadorismo foram registradas em cadernos de apontamentos os quais foram unidos em conjuntos conhecidos como Cancioneiros que se referiam a livros com grande número de trovas.
Relacionados a esta época são conhecidos três cancioneiros criados os quais são o Cancioneiro da ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa e o cancioneiro da Vaticana.
Mas quem eram as pessoas que se tornaram conhecidas por serem trovadores? Com relação aos principais representantes deste período da literatura os mais importantes foram Ricardo Coração de Leão, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Martim Codax, Aires Nunes, João Soares de Paiva e outros.