A denominada Sociedade do Antigo Regime, tipo de organização social peculiar à maior parte da Europa, na Idade Moderna, teve como característica jurídica principal:
Origem: FGV-SP
a) a tributação exclusiva das camadas mais pobres, formadas por artesãos, servos e pequenos proprietários.
b) o desenvolvimento de uma cultura correspondente aos valores da burguesia, que adaptou o poder, a arte, a ciência e a filosofia aos ideais de trabalho e geração de riquezas.
c) o princípio da desigualdade, com o estabelecimento de direitos e privilégios de acordo com a posição social de seus membros, definida por nascimento.
d) a monarquia absolutista, consolidada com base no poder econômico da alta burguesia, a adoção do parlamentarismo constitucional e a implementação dos direitos fundamentais do cidadão.
e) a tolerância religiosa e a elaboração de leis que estabeleceram monarquias laicas que coibiram perseguições religiosas e políticas.
Respostas
respondido por:
10
o desenvolvimento de uma cultura correspondente aos valores da burguesia ,que adaptou o poder a arte e a ciencia ...(B).
AraD1:
Era C
respondido por:
35
A não é falsa, mas não responde a questão. De fato apenas os mais pobres pagavam impostos no Antigo Regime, mas esta é uma característica tributária, não jurídica.
B é falsa, pois a cultura do Antigo Regime era aristocrática, baseada nos valores dos nobres e do clero, considerando como "pecado" e "vício" o acúmulo de capitais, típico dos burgueses.
C é verdadeira. O sistema legal do Antigo Regime fundamentava, legalmente, a desigualdade, de modo que os direitos eram diferentes a depender da classe.
D é falsa. Ela se consolidava pelo poder militar dos nobres.
E é falsa, pois a intolerância religiosa (como a perseguição aos acusados de bruxaria) era uma constante na época.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás