• Matéria: Química
  • Autor: lucca8823
  • Perguntado 8 anos atrás

Classifique os processos de aterro, incineração e compostagem do lixo em transformação química e processo físico

Respostas

respondido por: Anônimo
7
Aterro é a disposição ou aterramento do lixo sobre o solo. É um processo de confinamento do lixo em camadas cobertas com material inerte, geralmente, solo, de acordo com normas operacionais específicas. É feita, inicialmente, impermeabilização do solo através de combinação de argila e lona plástica para evitar infiltração dos líquidos percolados, no solo. Os líquidos percolados são captados (drenados) através de tubulações e escoados para lagoa de tratamento. Os gases liberados durante a decomposição são captados e podem ser queimados com sistema de purificação de ar ou ainda utilizados como fonte de energia (aterros energéticos). 

A incineração é um processo de decomposição térmica, onde há redução de peso, do volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a conseqüente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade (capacidade de transmissão de doenças) através da combustão controlada. A redução de volume é geralmente superior a 90% e em peso, superior a 75%. 

A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica formando um composto. A compostagem utiliza a decomposição por microorganismos e propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim. É largamente utilizada em jardins e hortas, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.

Espero ter ajudado *_*
Perguntas similares