• Matéria: Sociologia
  • Autor: cida1968526428
  • Perguntado 8 anos atrás

Utilizando as teorias de Marx presentes nos textos complementares e nas aulas 6 e 7, explique de maneira sucinta como o desemprego, segundo Karl Marx, influencia a dinâmica do mercado de trabalho e, consequentemente, as relações entre trabalhadores e empregadores?

Respostas

respondido por: MMCorreia
2
Karl Marx, deixa claro que o desenvolvimento tecnológico faz com que o trabalhador seja desvalorizado em seu ofício, mesmo porque, com a evolução da tecnologia até as máquinas se superam criando um número cada vez maior de pessoas desempregadas. Em consequência disso, o poder do empregador torna-se ainda maior, obrigando o trabalhador a se submeter a uma oferta de trabalho com salario injusto em função da necessidade de emprego, beneficiando o empregador.
respondido por: priscilazanon
0
Segundo  Karl Marx A base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. As relações de produção dividem os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção. Dessa divisão surgem as classes sociais: os proletários despossuídos que vendem a força de trabalho em troca de salário e os capitalistas que se apropriam do produto do trabalho de seus operários em troca do salário de que eles dependem para sobreviver. O operário se torna uma mercadoria, algo útil que se pode comprar ou vender e o salário é o valor da sua força de trabalho.O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx chama-o valor de uso. Seu valor se assenta primeiro e principalmente em ser útil para alguém.a teoria do valor-trabalho, segundo a qual as mercadorias - produtos vendidos no mercado - são trocadas em proporção ao tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção.
Perguntas similares