Respostas
CULTURAS DO PALEOLÍTICO (de 500.000 a 10.000 anos)
Caracteriza-se pela presença do homem predador, como “apanhador de alimentos”. Aproveitando-se das regiões favoráveis, desenvolveu atividades de coleta sistemática de vegetais, caça aos pequenos animais selvagens etc.
Paleolítico Inferior (500.000 a 150.000 anos)
Suas raízes estão mergulhadas na época Vilafranqueana, com características eolíticas ou pré-paleolíticas.
Homo habilis e os dois espécimes australopithecus (robustus e africanus)Homo erectus, fóssil humano na seqüência evolutiva entre o Australopithecus e o Homo sapiens.Paleolítico médio (de 150.000 a 40.000 anos)
Caracteriza-se pela presença do Homo pré-sapiens ou sapiens e ocorre no início do Pleistoceno Superior, cerca de 150 a 40 mil anos. A subsistência dependia ainda da caça e da coleta, mas as técnicas de fabricação de instrumentos foram-se aperfeiçoando, permitindo designar esse Homo como sapiens (inteligente).
Paleolítico superior (40.000 a 12.000 anos)
Teve duração relativamente curta, caracterizando-se, entretanto, por significativas mudanças que afetaram profundamente o desenvolvimento cultural.
As culturas do Paleolítico Superior constituem tradições separadas, com características locais, conforme os diferentes tipos de instrumentos:
industria Perigordiense (80 mil);industria Aurignaciense (70 mil);industria Solutense (40 a 30 mil);industria Magdaleniense (35 a 20 mil).CULTURAS DO MESOLÍTICO (12.000 A 10.000 a.C.)
Esse período se caracteriza-se pelo recuo das geleiras no hemisfério Norte. Novos habitats foram oferecidos ao homem, com a flora e a fauna enriquecidas de novas espécies, favorecendo a inovação cultural.
CULTURAS DO NEOLÍTICO (10.000 a.C.)
Caracteriza-se por uma série de transformações iniciadas nos períodos anteriores e que tornaram possível a sua ocorrência:
Coleta sistemática de vegetaisProdutor de alimentosPolimentoDomesticaçãoAglomerados humanosCerâmicaGrandes mudanças ocorreram nos modos de pensar e agir do homem neolítico que, a partir de então, tinha sua auto-suficiência assegurada.
Desenvolveu-se o culto à fecundidade e a mulher ganha status na sociedade.
Inicialmente desenvolvem-se grupos coletores e posteriormente de agricultores. Também com atividades pastoris, com criação de ovelhas, cabras, porcos, bois etc.
Seus instrumentos eram muito aperfeiçoados, decorados e mesmo incrustrados. De material variado, com formas variadas, e superfícies polidas.
As habitações construídas com tijolos crus eram redondas, ovais e posteriormente retangulares.
Suas principais características eram: descoberta do uso dos metais, organização de grupos humanos, pré-escrita, em crescente harmonia que deu origem à História Escrita Nessa Região.
Somente com o advento da Idade dos Metais (cobre, bronze e ferro) é que o homem deixa de usar a pedra como matéria-prima em suas manufaturas.