Tiveram fundamental importância entre as teorias culturais, a fim de que a Antropologia fosse reconhecida como Ciência, as seguintes áreas, EXCETO: a. Funcionalismo, que inovou o campo de interpretação antropológica, focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto em dado momento, com a lógica do sistema focalizado. b. Estruturalismo, o mais recente movimento em orientação teórica em Antropologia, adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas. c. Relativismo, que trata da difusão dos povos e mostra que a cultura vai evoluindo dos mais atrasados para os mais adiantados e se relaciona à herança biológica. d. Evolucionismo, que tratava seu objeto de forma mais ampla, abraçando o estudo de civilizações inteiras, enquanto outras teorias focavam organizações sociais quantitativamente menores, lidando com a cultura por meio de aspectos entendidos como evolutivos. e. Difusionismo, que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro.
Respostas
Resposta:
c. Relativismo, que trata da difusão dos povos e mostra que a cultura vai evoluindo dos mais atrasados para os mais adiantados e se relaciona à herança biológica.
Explicação:
Tiveram fundamental importância entre as teorias culturais, a fim de que a Antropologia fosse reconhecida como Ciência, primeiramente o evolucionismo, que tratava seu objeto de forma mais ampla, abraçando o estudo de civilizações inteiras, enquanto outras teorias focavam organizações sociais quantitativamente menores, lidando com a cultura por meio de aspectos entendidos como evolutivos.
Igual importância teve o difusionismo, que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro.
Já o funcionalismo, que inovou o campo de interpretação antropológica, focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto em dado momento, com a lógica do sistema focalizado.
Por fim, o estruturalismo, o mais recente movimento em orientação teórica em Antropologia, adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas.
Entre as citadas, a área que não teve importância entre as teorias culturais para o reconhecimento da Antropologia foi o Relativismo, que também está erroneamente definido na questão.
Escolas da Antropologia ou Teorias Culturais
A Antropologia desenvolveu-se enquanto ciência no final do Século XIX e, a partir de então, observou diferentes teorias ou escolas para explicar a relação entre sociedade e cultura, seu objeto de estudo. São elas:
- O evolucionismo, marcado pelo estudo das civilizações e sociedades inteiras, numa perspectiva que as dividia em "primitivas" e "civilizadas";
- O funcionalismo, que vai adotar a etnografia enquanto método e, portanto, focar nos contextos específicos em que a cultura se reproduzia;
- O difusionismo, focado nos processos de difusão de objetos e costumes culturais entre grupos geografica e temporalmente distantes; e
- O estruturalismo, que busca identificar regras estruturantes da cultura subjetivas, presentes na mente humana.
O relativismo, por sua vez, não se refere a uma escola ou teoria antropológica, mas a uma posição segundo a qual não haveria hierarquia entre diferentes culturas, ou seja, contrária à ideia de que a cultura evoluiria de povos mais atrasados para os mais adiantados.
Para saber mais sobre a Antropologia e sua relevância nos dias atuais: https://brainly.com.br/tarefa/4518171
#SPJ2