• Matéria: Pedagogia
  • Autor: genivaldo62
  • Perguntado 9 anos atrás

“Em junho de 2014, a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial, formulada na Espanha, completou 20 anos. Essa data constitui um momento propício para refletirmos sobre os avanços e os desafios que ainda persistem no processo de inclusão escolar de crianças com deficiência ou com algum tipo de necessidade educacional especial. O Brasil foi um dos países signatários da declaração, assumindo o compromisso de incluir todas as crianças, independentemente de suas dificuldades. Segundo a Declaração de Salamanca, todas as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam ter acesso à escola regular, sendo acomodadas em uma pedagogia centrada na criança.” (RAIÇA, 2014, p. 1)

Respostas

respondido por: omirleal
4
I- O princípio da inclusão é o reconhecimento da necessidade de se caminhar rumo à escola para todos, um lugar que inclua todos os alunos, celebre a diferença, apoie a aprendizagem e responda às necessidades individuais.
II- Toda pessoa tem o direito fundamental à educação e a ela deve ser dada a oportunidade de atingir e manter um nível aceitável de aprendizagem.
III- Todo aluno possui características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que são singulares. Os sistemas educacionais devem ser projetados e os programas educativos implementados de tal forma a considerar a ampla diversidade dessas características e necessidades.
IV- As escolas devem acomodar todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. O desafio para uma escola inclusiva é o de desenvolver uma pedagogia centrada no aluno, uma pedagogia capaz de educar com sucesso todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências severas.

Resposta:Todas estão corretas.
Perguntas similares