• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Preciso de um resumo sobre esse conto =>

A Dama-Morcega:

Na platéia, o doutor Olavo Alencar esperava, pouco à vontade, em meio àquela assistência barulhenta e maltrapilha do Circo Fantástico de Schiavo.

Localizado num barracão isolado no Bexiga, bairro de imigrantes italianos pobres, o circo em nada se parecia com similares famosos, como o Grande Circo Americano que estivera na cidade há alguns anos e que atraíra a assistência seleta de famílias inteiras da sociedade paulistana. Uns poucos tostões bastaram para Olavo conseguir uma entrada para ver a dama-morcega. As demais atrações eram farsas grosseiras, frutos de maquiagem malfeita e apliques grotescos. Mas a dama-morcega era verdadeira. Valia qualquer dinheiro... Afinal, as luzes foram diminuídas. Um garoto começou a martelar um tambor e a platéia aquietou-se, ansiosa pelo início da diversão. A voz grossa e áspera de Schiavo soou:

– Attenzione! Se houver crianças pequenas na platéia, levem-nas para fora. Este é um spettacolo para pessoas de espírito forte!

Ninguém saiu, claro. As cortinas foram abertas. Schiavo, vestido com uma casaca vermelha, brandia o seu chicote:

– Vocês verão uma criatura capturada nos subterrâneos de Paris. Um monstro que por vinte anos continua jovem e bela. Una donna que suga sangue dos seus pobres amantes! Un’animale que tem a força de dez homens! Não se aproximem. Façam silêncio... Vejam a incrível e maravilhosa dama-morcega!

Um segundo par de cortinas foi aberto. A jaula estava lá. E, dentro, Agnes. Usava um vestido branco, diáfano, de bailarina. Olavo fixou os olhos no rosto delicado. A platéia remexia-se, incomodada. Uma mulher frágil estava ali, dentro da jaula, olhando para os assistentes com ar de desamparo. Algumas pessoas sussurraram umas com outras. De repente, alguém gritou:

– Covarde, solte a pobre moça!

Como resposta, Schiavo estalou o chicote sobre o corpo dela. O público soltou uma exclamação em uníssono. Agnes tinha saltado para o teto da jaula e encontrava-se pendurada de cabeça para baixo, desafiando a gravidade como um morcego de verdade. O tambor soou. O chicote estalou de novo. E ela voltou para o chão, onde ficou agachada, os olhos rubros a vigiar os passos do domador.

Obrigado(a), deus te abençoe ♥

Respostas

respondido por: emanuel1799
2
bem eu tive várias visões vou tentar unir todas. Olavo pagou barato para entrar no circo. Não era algo grandioso como os circos famosos frequentados pela burguesia. Ao início do show o domador saiu e ao abrir a cortina dentro a jaula tinha uma linda jovem, frágil chamada Agnes, e o Schiavo (domador) começou a chicotea-la, mas agora olhando de forma mais crítica e trecho é um tanto machista, mostrando a submissão dá mulher ao homem dá época, aonde ele segurava o chicote que seria sua arrogância, virilidade e autoridade, e a mulher frágil e indefesa só pode obedecer e se submeter aos abusos sofridos

emanuel1799: espero ter ajudado
Anônimo: Obrigado crush ♥
respondido por: Liziamarcia
2
-A DAMA-MORCEGO-

Dr Álvaro foi assistir um espetáculo em um circo na periferia pobre do bairro do Bexiga .
Ela um espetáculo burlesco , mas valia pena, pois a Dama-morcego era uma atração verdadeira .
Após o soar dos tambores apareceu uma linda moça ,AGNES , vestida de branco ,como uma bailarina !
Ao estalar do chicote ,do domador ,ela deu um pulo e ficou pendurada de cabeça para baixo ,com olhar apavorado ! Como um morcego !
A plateia exclamou de uníssono. Mas o chicote voltou a estalar ,e a dama -morcego voltou para o chão , agachada ,com os olhos rubros ,vigiando o domador.

Liziamarcia: Amiga quero saber o final da história ! Manda o nome do conto .vou baixar no Ibook
Anônimo: Conto a dama morcega de giulia moon ♥
Liziamarcia: Ok vou baixar ! Obrigada !
Perguntas similares