• Matéria: Biologia
  • Autor: lauret102
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual é a importancia das mitôcondrias e do cloropasto para o processo da fotossíntese e a produção do oxigênio para a Terra ?

Respostas

respondido por: Maryrt
3
Nas plantas superiores, as folhas são os órgãos fotossintéticos mais importantes, razão pela qual, na maioria das folhas, encontramos uma grande densidade de cloroplastos e, consequentemente, uma grande quantidade de pigmentos fotossintéticos.

respondido por: barrosluca97
2

Mitocôndrias e cloroplastos são organelas citoplasmáticas de funções complementares. Presentes apenas em células eucarióticas (os cloroplastos apenas nas células das plantas), têm material genético próprio (DNA e RNA). Nas mitocôndrias acontecem 2 etapas da respiração aeróbia (a 1ª etapa, glicólise, acontece no citoplasma e corresponde à respiração anaeróbia feita pelas leveduras - fungos unicelulares e algumas bactérias); de qualquer forma, a respiração celular serve para liberar a energia retida nos alimentos mas a modalidade aeróbia tem rendimento energético maior. Nos cloroplastos acontece a fotossíntese, que é a fabricação de carboidratos simples (geralmente glicose); a absorção de energia luminosa é fundamental para iniciar o processo. Tanto a respiração aeróbia quanto a fotossíntese são, portanto reações químicas intracelulares e envolvem as mesmas substâncias mas com 2 diferenças: 1) o que um dos processos utiliza como reagentes, o outro processo produz como resultado da reação. 2) Um processo elimina energia enquanto o outro, armazena. Compare as 2 equações:

                                  REAGENTES               PRODUTOS

Resp. Aeróbia:    Glicose + Oxigênio → Gás Carbônico↑ + Água

Fotossíntese:      Gás Carbônico + Água → Glicose + Oxigênio↑ + Água

Observe que o gás carbônico eliminado da respiração é matéria-prima da fotossíntese e o oxigênio eliminado da fotossíntese é matéria-prima da respiração. Dessa forma, em condições ambientais adequadas, sempre haverá gás carbônico para fazer fotossíntese e sempre haverá oxigênio para a respiração dos seres vivos (aeróbicos). Qualquer desequilíbrio nesse sistema de reações (menos vegetação, por ex.) afetará os 2 processos.

OBS.: lembrando que a maior parte da fotossíntese do planeta é realizada nos oceanos (3/4 da superfície terrestre contra 1/4 de terras emersas) e a fotossíntese, por depender de luminosidade (mas não necessariamente natural) é realizada durante o dia - já a respiração é intermitente. Portanto nada de falar que "plantas fazem fotossíntese de dia e respiram a noite". Isso não existe!

Perguntas similares