Respostas
1.Século XIX
2.Século XX
Inovações técnicas; consolidação do capitalismo. Surgimento do socialismo. Crises socioeconômicas.Segunda Guerra Mundial.
PRINCIPAIS PROBLEMAS FILOSÓFICOS:
Valorização da ciência e extensão do método científico a outras disciplinas. Confiança no progresso da humanidade. As correntes filosóficas que predominam no período são o positivismo (progresso). Ciência. Destaque para a epistemologia (teoria do conhecimento).
PRINCIPAIS ESCOLAS FILOSÓFICAS:
1. Século XIX: Idealismo,Positivismo,Pragmatismo,Socialismo,Fenomenologia, Lingüística.
2.Século XX: Neopositivismo, Positivismo lógico, Racionalismo, Fenomenologia, Existencialismo, Neokantismo, Estruturalismo, Escola de Frankfurt, Arqueogenealogia.
GRANDES FILÓSOFOS DO PERÍODO:
1. Século XIX:
Idealismo: Fichte. Schelling. Shopenhauer. Hegel.
Positivismo: Comte. Stuart Mill.
Pragmatismo: Wiliam James.
Socialismo: Marx. Engels.
Fenomenologia: Brentano. Husserl.
Filósofos independentes: Kierkegard. Nietzsche.
2.Século XX:
Neopositivismo: Wittgenstein. Russell.
Positivismo lógico (círculo de Viena): Carnap. Popper.
Racionalismo transpositivista:. Bachelard. Kuhm.
Fenomenologia: Merleau-Ponty. Martin Buber.
Existencialismo: Heidegger. Karl Jaspers. Jean-Paul Sartre.
Hermenêutica: Paul Ricoeur
Neokantismo: Ernest Cassirer.
Estruturalismo: Claude Lévi-Straus. Roland Barthes.
Marxismo: Gramsci
Escola de Frankfurt: Horkheimer. Adorno. Habermas
Arqueogenealogia: Focault. Deleuze.
O contexto histórico da filosofia contemporânea tem início marcadamente por volta do século XVIII, com a Revolução Industrial. O papel, portanto, das classes sociais, do trabalho, da aceleração da produção, dos transportes e do acesso à informação é fundamental neste sentido.
Um dos temas centrais para a filosofia contemporânea é o estado de crise no qual está o homem atual, cercado de dúvidas e questionamentos a respeito de si e do mundo.
As escolas centrais do mundo contemporâneo são:
Marxismo (meados do século XIX): representada por Karl Marx, tem uma visão crítica a respeito do mundo industrial e da força capitalista;
Positivismo (início do século XIX): representando por Auguste Comte, pensa o mundo social a partir de uma certa rigidez, como se fosse parte do mundo natural e funcionasse por suas leis;
Racionalismo: a razão é a explicação e o motor para o funcionamento do mundo social;
Utilitarismo: é correto e importante tudo aquilo que tem utilidade, estimula o prazer e a felicidade, de acordo com essa escola;
Outros nomes relevantes:
Podemos apontar a Escola de Frankfurt como modelo filosófico relevante. Influenciado pelo marxismo, o pensamento frankfurtiano tem nomes como Theodor Adorno e Georg Lukacs como representantes. É uma crítica da indústria cultural e da opressão que o capitalismo realiza contra todos os aspectos da vida do trabalhador. Desenvolveu-se principalmente no início do século XX.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18919082