• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: laurasalazar111
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são as fases das corridas de atletismo? Quais sao as corridas e os saltos? Quais sao os tipos dee saida ?

Respostas

respondido por: Bruna1K
4

A corrida compõe-se das seguintes fases:

1 – Contato Inicial (Footstrike)
2 – Médio Apoio (midsupport)
3 – Desprendimento (Toe-off)
4 – Oscilação (Swing)
5 – Desaceleração (Desaceleration)

Corrida

Essa modalidade pode ser subdidivida em:

Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.

Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.

Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.

Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.

Corrida de revezamento: São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto.

Maratona: É uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42 quilômetros.
Salto

Essa modalidade tem como subdivisões:

Salto em altura: Também conhecido como salto vertical. Nessa modalidade, o atleta deve correr por uma pista uma distância mínima de 20 metros e, com o auxílio de uma vara, deve saltar por uma barra horizontal, denominada sarrafo. É permitido que o atleta toque a barra. A altura do sarrafo aumenta a cada salto realizado pelo atleta. O vencedor é aquele que conseguir dar o maior deles.

Salto em distância: Também conhecido como salto horizontal. Nesse tipo de salto, o atleta deve correr em uma pista por aproximadamente 40 metros e, em seguida, realizar um salto. Esse salto, deve ser feito antes de uma marca estabelecida. O vencedor é aquele que conseguir alcançar a maior distância na areia.

Tipos de partida normalmente utilizadas:
1- Partida alta (em pé): utilizada nas provas de corridas de meio-fundo e fundo (rasas e com obstáculos) e não exigem aprimoramento técnico expressivo.
2- Partida intermediária: utilizada por corredores intermediários das provas de revezamento ou em treinamento para aprimoramento da saída baixa de corredores de velocidade.
3- Partida baixa (com bloco de partida): em todas as corridas inclusive 400 m é obrigatória a saída de uma posição agachada e o uso de blocos de partida.
Variações da partida baixa

Existem três variações da partida baixa: curta, média, longa.
a. Partida curta ou agrupada:
Na partida a distância entre o corpo do corredor e a linha de largada é bem pequena, de modo que o corredor fica encolhido quando assume a posição da saída baixa. A inclinação do corpo à frente é bem acentuada, ficando os quadris bem mais altos que os ombros. Nesta posição o desequilíbrio à frente é grande.
b. Partida média:
Na partida média, o pé dianteiro (perna de impulsão) fica na altura dos gêmeos da perna traseira.
A inclinação do tronco não é acentuada quanto á partida curta, há uma melhor distribuição do peso do corpo sobre os braços e pernas na posição de "prontos"
O ângulo das pernas é biomecanicamente mais favorável e eficaz para o movimento de extensão das pernas. Essa é posição mais utilizada, sobretudo na fase de aprendizagem.
c. Partida longa:
Na partida longa o pé dianteiro (perna de impulsão) fica na altura do joelho da perna traseira. A distância entre o pé anterior é maior em relação à linha de largada e o corredor mantém uma posição mais alongada do corpo.
O troco fica quase na horizontal. Esta posição não permite aproveitar devidamente a capacidade de impulsão da perna traseira devido a sua já quase total exensão.
Perguntas similares