• Matéria: Matemática
  • Autor: lucascamposribeiro
  • Perguntado 8 anos atrás

O aço inoxidável superaustenítico é usado na fabricação de equipamentos que trabalham em ambientes altamente corrosivos e que exigem alta resistência mecânica.
No trabalho “Efeito do tratamento térmico de solubilização na microestrutura e nas propriedades de impacto do aço inoxidável superaustenítico ASTM A 744 Gr. CN3MN.” (RITONI et al.; 2010) foram apresentadas informações sobre a resistência mecânica do aço produzido na temperatura de solubilização de 1.200ºC.
A resistência, medida pela energia absorvida ao impacto (em Joules, J), apresentou média de 196,3 J e desvio padrão de 12,7 J. O percentual em peso dos precipitados analisados nesse mesmo aço, outra propriedade desse material, foi de 2,1% em média e desvio padrão de 0,24%.
Em relação a esses dados, é CORRETO afirmar que:

a-) os dados apresentados estão incompletos, pois falta informação sobre as medianas, tanto da variável “percentual em peso dos precipitados”, quanto da resistência mecânica. Sem a mediana não é possível comparar as duas variáveis envolvidas no problema.
b-) o aço tem menor percentual em peso dos precipitados, com média de 2,1%, do que resistência mecânica, que apresentou média de 196,3J.
c-) o aço tem menor variabilidade na variável “percentual em peso dos precipitados”, pois seu desvio padrão de 0,24% é menor que a resistência mecânica, que apresentou desvio padrão de 12,7J.
d-) o aço é mais heterogêneo, tem mais variabilidade na variável “percentual em peso dos precipitados”, pois o coeficiente de variação dessa variável é 11%, enquanto o coeficiente de variação da resistência mecânica é de 6%.

Respostas

respondido por: nayrockandroll
1
A- falso. É muito comum ao divulgarmos uma síntese de uma variável quantitativa, apresentarmos sua média, seguida do seu desvio padrão.
B- Falso
C- Falso, pois ele tem maior variabilidade.
D- Verdadeiro. É só calcular o coeficente de variação para chegar a estes resultados.
Perguntas similares