• Matéria: ENEM
  • Autor: amarelo49
  • Perguntado 8 anos atrás

Com as redes sociais, diferentes grupos ganharam voz e a democracia atingiu com isso um novo patamar. Isso ocorreu porque ferramentas como Facebook e Twitter, por exemplo, proporcionam um amplo espaço para debate de ideias. No entanto, elas também facilitam a disseminação de ódio e preconceito. Observe a reportagem a seguir e depois responda corretamente.



Atriz Taís Araújo é alvo de comentários racistas em rede social
Campanha #SomosTodosTaisAraujo virou trending topic no domingo.

A atriz Taís Araújoé alvo de comentários racistas no Facebook desde a noite de sábado (31). A foto que passou a receber comentários preconceituosos de diferentes perfis, datada do início de outubro, foi publicada quase um mês antes dos ataques.



Já na manhã deste domingo (1º) a hashtag #SomosTodosTaísAraújo, em defesa da artista, virou trending topic no Twitter.



O G1 entrou em contato com a Polícia Civil do Rio, mas a corporação informou que nenhuma investigação sobre o assunto havia sido registrada até às 13h deste domingo. Minutos antes, Taís desabafou na mesma rede onde foi ofendida e antecipou que vai recorrer à Polícia Federal. No Twitter, reproduziu o texto junto à hashtag "Não Passarão".



"É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar. Na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que eu senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça", escreveu.



Em julho, a jornalista Maria Júlia Coutinho também foi alvo de internautas. Na ocasião, o Ministério Público solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhasse o caso, com rigor, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).


O crime de injúria está previsto no artigo 140 do Código Penal e consiste em ofender a dignidade ou o decoro de alguém “na utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A pena pode chegar a três anos de reclusão. Se o promotor entender que houve racismo, os acusados podem responder pelos crimes previstos na Lei nº 7.716, de 1989. Há várias penas possíveis para racismo, entre elas prisão e multa. O crime de racismo não prescreve e também não tem direito à fiança.

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2016.



Analisando o tema da disseminação de ódio e preconceito nas redes sociais, julgue as afirmativas a seguir e depois indique a resposta correta:

I. Casos de preconceito racial nas redes sociais são, infelizmente, cada dia mais comuns. Recentemente, o ator Bruno Gagliasso afirmou que a filha Titi, que é negra, foi vítima de racismo no Facebook.

II. O ódio na internet ocorre apenas devido à cor de pele e não por intolerância religiosa ou sexual.

III. O caso da atriz Taís Araújo é isolado e não reflete a realidade das redes sociais brasileiras

Está(ão) correta(s):

Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III.
b. Apenas a afirmativa I. Correto
c. As afirmativas II e III.
d. Apenas a afirmativa II.
e. As afirmativas I e II.


amarelo49: Apenas a afirmativa I
angelotrs: Correto!!!
nadielsonparente: Durante as eleições no Brasil para os cargos de prefeito e vereador em 2016, as redes sociais se tornaram uma ampla praça pública de debate de ideias políticas. Leia a reportagem a seguir e indique a resposta correta:
nadielsonparente: Desculpe, coloquei sem querer.

Respostas

respondido por: hugoasousa
19

RESPOSTA CORRETA:

Apenas  a  alternativa I

" I. Casos de preconceito racial nas redes sociais são, infelizmente, cada dia mais comuns. Recentemente, o ator Bruno Gagliasso afirmou que a filha Titi, que é negra, foi vítima de racismo no Facebook. "


danywilly: correto
angelotrs: Correto!!!
Perguntas similares