Respostas
A Guerra dos Sete Anos durou de 1756 a 1763 e foi um conflito entre a Inglaterra e França. A principal consequência do conflito foi a Independência dos Estados Unidos (1783), deflagrada pelo descontentamento com as imposições da Inglaterra sobre a colônia americana como forma de restaurar as perdas econômicas ocorridas durante a guerra.
Resposta:
A Guerra dos Sete Anos foi uma sucessão de conflitos que ocorreram de 1753 a 1763 e que envolveram diversos reinados europeus que naquele momento disputavam o controle de suas colônias na América, África e Ásia.
O inicio do conflito ocorreu com as disputas entre a França e a Inglaterra pelas suas terras nos atuais territórios dos Estados Unidos, Índia, Terra Nova e Nova Escócia. A partir desse conflito inicial, outras nações estabeleceram alianças e adentraram na Guerra.
As nações que participaram do conflito se dividiram em dois grandes blocos:
Bloco Britânico: Tinha como líder a Grã-Bretanha, somados ao Reino da Prússia, Portugal, Hanôner, Estado de Hesse-Cassel e Ducado de Brunsvique.
Bloco Francês: Tinha a França como líder, acompanhado do Império Austríaco, Império Russo, Reino de Suécia, Saxônia, Espanha, Nápoles e Ducado de Württemberg.
Causas da Guerra dos Sete Anos
Disputa pelo controle hegemônico, tanto marítimo como comercial, das colônias na América do Norte, nas Índias e África.
Conflito entre o Império Austríaco e o Reino da Prússia para determinar o domínio sobre a Silésia, região localizada entre a Polônia, Alemanha e República Tcheca.
O crescimento do poder do rei da Prússia Frederico II causava grandes preocupações aos franceses, russos e austríacos