O texto “Ainda não tem um plano de carreira? Veja 6 dicas para elaborar o seu”, publicado no UOL Emprego e Carreira, traz algumas recomendações para fazer um bom planejamento da própria evolução profissional. Veja quais são:
Ainda não tem um plano de carreira? Veja 6 dicas para elaborar o seu
Do UOL, em São Paulo 28/05/2015 06h00
(...)
Qual é o meu objetivo?
O primeiro passo para estabelecer seu plano de carreira é identificar o que gostaria de fazer e aonde quer chegar. Isso envolve tudo, como profissão, tipo de trabalho, nível hierárquico e mercado que pretende atender.
"Tem de criar um cenário com possibilidades lá na frente. Não que vá conseguir tudo o que quer, mas não existe plano sem saber aonde almeja chegar", afirma Lucia Costa.
O que eu sei?
O passo seguinte é analisar o que já possui ou foi conquistado. Como Lúcia Costa diz, uma série de perguntas vão ajudar nessa hora. "Olhe para dentro. Qual é a sua idade? Que cursos fez? O que sabe fazer? No que é bom? O que gosta de estudar? Que línguas fala? Valoriza mais a vida profissional ou pessoal”?
A construção do plano de carreira será um caminho do que se tem hoje para o que se deseja.
Quanto tempo dura meu plano?
O plano de carreira pode ter diferentes durações. Pode ser de curto, médio ou longo prazo. Cada um vai definir o que é melhor para si.
Para quem nunca fez um plano, começar por um de curto prazo é sempre mais fácil. Essa também é a melhor opção para quem está começando a carreira, porque um objetivo próximo é mais real e atingível.
O ideal, porém, é que o plano contenha metas de longa e curta duração.
O que eu preciso?
Definido o objetivo e o que se tem, é preciso identificar o que é necessário para alcançá-lo.
"Às vezes precisa juntar dinheiro para pagar um curso. Entrar em fóruns, grupos ou comunidades na internet para se inserir no assunto que não domina. Mudar um comportamento. Pode ser trocar de empresa, porque precisa passar por uma maior, ou estudar uma nova língua", diz Lucia Costa.
Nesse momento, conversar com profissionais mais experientes ou mentores pode ajudar. Principalmente com aqueles que estão aonde você quer chegar.
Consigo alinhar meu plano com a empresa?
Muitas empresas oferecem um plano de carreira aos seus funcionários. Alinhar o seu plano ao da empresa pode ser uma vantagem.
Para isso, é possível compartilhar seu plano com chefes ou mesmo o RH. Eles podem, então, ajudar em alguns objetivos. Por exemplo, se o seu plano de carreira passa por morar em outra cidade ou país, ela pode proporcionar isso.
Estou no caminho certo?
Para Lucia Costa, o plano de carreira é uma trilha a ser desbravada e não um trilho de trem. "Existem diferentes caminhos para se atingir um objetivo", afirma. Ou seja, não é porque você se espelha em alguém que terá exatamente a mesma carreira daquela pessoa. E, mesmo com um plano traçado, desvios de rota são naturais.
Fernanda Dall'Anese sugere parar 30 minutos por semana para refletir sobre a carreira e os rumos que está tomando, se estão de acordo com os planos e o que pode ou deve ser feito de maneira diferente.
Fonte: UOL. Ainda não tem um plano de carreira? Veja 6 dicas para elaborar o seu. 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 dez. 2016.
Escolha a alternativa correta segundo o texto:
Escolha uma:
a. A realização dos objetivos dependerá de acontecimentos fortuitos que poderão postergar ou adiantar cada um deles.
b. O plano de carreira é dissociado de competências e habilidades, cursos ou capacitações, já que ele terá por objetivo definir como consegui-las.
c. O plano de carreira é um conjunto de objetivos pessoais, a serem conquistados de forma particular e sem compartilhamento com a empresa em que atua.
d. O plano deve ser definido de forma individual, sem interferência de terceiros ou mentores, pois diz respeito apenas ao que alguém deseja conseguir ao longo da vida.
e. Apesar de conter objetivos gerais e metas de curto e longo prazo, um plano de carreira pode acomodar mudanças nas circunstâncias ou mesmo nos próprios desejos. CORRETO
Respostas
respondido por:
105
b. Apesar de conter objetivos gerais e metas de curto e longo prazo, um plano de carreira pode acomodar mudanças nas circunstâncias ou mesmo nos próprios desejos.
julianesampaioc:
correto
respondido por:
36
Apesar de conter objetivos gerais e metas de curto e longo prazo, um plano de carreira pode acomodar mudanças nas circunstâncias ou mesmo nos próprios desejos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás