• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

qual e a base da diferenciação social e economica da sociedade feudal

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Sociedade feudal

O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

A pirâmide feudal era:
de cima para baixo:

Clero= igreja
Nobreza= elite
Burgueses= povão

 

Economia feudal

A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

Ou seja, o feudo vivia daquilo que ele produzia.

respondido por: EduardaLuna12
0
a sociedade feudal era aquela que se formou durante o feudalismo na Idade Média europeia tinha como origem portanto a mistura de elementos do império romano e dos povos germânicos invasores Essa sociedade tinha como ponto principal de organização o feudo principal unidade de produção e organização territorial da idade média.
Perguntas similares