• Matéria: História
  • Autor: radulvalac
  • Perguntado 8 anos atrás

“Nos séculos XIV e XV, surgiram alguns movimentos esporádicos de protesto contra certos ensinos e práticas da Igreja Medieval. Um deles foi encabeçado por John Wycliffe (1325?-1384), um sacerdote e professor da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Wycliffe atacou as irregularidades do clero, as superstições (relíquias, peregrinações, veneração dos santos), bem como a transubstanciação, o purgatório, as indulgências, o celibato clerical e as pretensões papais. Seus seguidores, conhecidos como os lolardos, tinham a Bíblia como norma de fé que todos devem ler e interpretar.
Jan Huss (c.1372-1415), um sacerdote e professor da Universidade de Praga, na Boêmia, foi influenciado pelos escritos de Wycliffe. Definia a igreja por uma vida 4 semelhante à de Cristo, e não pelos sacramentos. Dizia que todos os eleitos são membros da igreja e que o seu cabeça é Cristo, não o papa. Insistia na autoridade suprema das Escrituras. Huss foi condenado à fogueira pelo Concílio de Constança. Seus seguidores ficaram conhecidos como Irmãos Boêmios (1457) e foram muito perseguidos. Foram os precursores dos Irmãos Morávios, que veremos posteriormente, outro grupo protestante cujas raízes são anteriores à Reforma do século 16. Outro indivíduo incluído entre os pré-reformadores é Jerônimo Savonarola (1452-1498), um frade dominicano de Florença, na Itália, que pregou contra a imoralidade na sociedade e na Igreja, inclusive no papado. Governou a cidade por algum tempo, mas finalmente foi excomungado e enforcado como herege”.
MATOS, A. S. de. A Reforma Protestante do século XVI. 2011. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2017.

A história é um processo. Determinadas ocorrências históricas só obtém “sucesso” por ocorrerem em um contexto histórico propício. A Reforma Protestante de Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII foi precedida por outros reformadores que não ficaram tão famosos, pois não atuaram em um momento tão propício para o desenvolvimento de suas ideias. A respeito dos pré-reformistas, considere verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) John Wycliffe foi precursor da reforma no século XIV, foi um grande pesquisador e professor e era bastante irônico e injuriante. Ele Sempre questionava se o que a Igreja dizia e fazia era o que o próprio Cristo faria. Como a resposta era sempre não, ele percebeu que não deveria ficar calado.
( ) John Wycliffe, Jan Huss e William Tyndale são considerados os principais pré-reformadores. Eles não conseguiram atingir seus objetivos devido a um contexto histórico desfavorecido às suas ideias.
( ) Jan Huss foi um continuador das ideias de Wycliffe. Nasceu em 1369 na Boêmia e morreu em 1415 em Constança na “Alemanha”, para ele, a bíblia era a única autoridade religiosa. Dizia que o único e verdadeiro chefe da igreja era Cristo, diminuindo assim a autoridade papal.
( ) O desenvolvimento, a grande repercussão e o sucesso das ideias de Jan Huss, John Wycliff e William Tyndale fizeram com que esses homens sejam considerados os pais da Reforma Protestante do século XVI.

A sequência correta é:

Respostas

respondido por: stellatt
6
Marquei VFVF, terceira opção.
respondido por: mauracoelho2010
2
Eu marquei a letra B John Wycliffe, Jan Huss e William Tyndale são considerados os principais pré-reformadores. Eles não conseguiram atingir seus objetivos devido a um contexto histórico desfavorecido às suas ideias.

Mas em duvida com a letra A


millesrp: Também estou em dúvida entre a primeira alternativa e a terceira. Assim como a Maura eu entendi que John Wycliffe , Jan Huss e William Tyndale não conseguiram atingir seus objetivos devido ao contexto desfavorecido às suas idéias. Tanto é que Huss foi queimado vivo, Wycliffe , escapou da fogueira mas anos após teve seus ossos queimados e Tyndale foi executado depois de ter ficado encarcerado e mesmo tendo convertido algumas pessoas .
millesrp: me desculpem minha dúvida é entre a primeira e a segunda por considerar que a ultima é falsa e as três primeiras são verdadeiras.
bizwaldney: D) FVVF, porque Wycliffe era paroco e funcionário do Rei, não professor, ele pregava que a Igreja deveria continuar pobre, como Cristo foi, não que o Cristo faria no lugar. Então falso, as outras duas verdadeiras e a ultima falsa porque, eles foram pré-reformadores não pais da reforma.
Perguntas similares