• Matéria: História
  • Autor: crisbraga16
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é correto afirmar sobre a Monarquia Absolutista na Europa até sua queda com a Revolução Francesa?

Selecione uma alternativa:
a)
O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública.

b)
Na Monarquia Absolutista o poder estava todo concentrado nas mãos dos reis. Porém, os camponeses e vassalos tinham todas as regalias, desde que fossem fiéis aos seus reis.

c)
A Igreja lutava contra o poder absoluto da Monarquia e protegia os vassalos contra as explorações e altos impostos que a nobreza desejava cobrar.

d)
O Estado absolutista não dependia de nenhum recurso proveniente de impostos. Era absoluto e possuía um grande poder econômico que vinha de gerações.

e)
A Monarquia Absolutista era organizada por uma sociedade de Estamentos, em que a classe que detinha o maior poder na pirâmide hierárquica era formada pelos nobres proprietários das terras. Em seguida vinha a burguesia, formada pelos donos do comércio, que lutavam por títulos da nobreza. Logo depois, o clero, representado pelos religiosos que deviam muitos favores aos nobres. Por fim vinha a classe trabalhadora, ou seja, os vassalos.

Anterior

Respostas

respondido por: Dearwine
60
Boa noite noite! ^^
A letra correta é a letra A!

"O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública."
Esta afirmação está correta, pois podemos citar como uma das principais características do regime absolutista a centralização, fora um regime "absoluto" no qual o rei obtinha em suas mãos todos os poderes desde o judiciário, ao legislativo ou executivo, levando a economia era diretamente interferida e controlada também. Sem questionamentos em relação ao rei, a população não podia opinar ou participar na administração do determinado local, sendo considerados "súditos" e não cidadãos.

Porém nós podemos notar pequenos equívocos nas outras respostas, o que as levam a estar incorretas, para isso, vamos analisa-las e compreendê-las ^^  

B) Ao afirmar que os reis absolutistas possuíam todo o poder em suas mãos durante seu reinado está correto, porém a partir do momento em que cita "...Porém os camponeses e vassalos tinham todas as regalias, desde que fossem fiéis ao rei." está afirmação passa a ser incorreta, pois tanto os camponeses quanto os vassalos não usufruíam de regalias mesmo que se apresentassem como fiéis. Uma das poucas relações existentes eram entre os senhores feudais e os camponeses locais responsáveis por prestarem trabalhos e cuidar de terras enquanto estes grandes proprietários gozavam das regalias oferecidas pelo rei por apoio a seu reinado. Os camponeses foram beneficiados apenas por encontrarem refúgios nas cidade, porém ainda assim em maior parte de seu tempo se ocupavam pagando impostos.

C) Esta afirmação está incorreta, pois primeiramente é necessário salientarmos que o absolutismo ocorreu em diversos países da Europa, logo apesar de possuírem características marcantes e únicas, apresentavam ainda assim suas particularidades. Em determinados países e ocasiões a igreja colocou-se contra o Estado, este que se opôs a grande parte das decisões tomadas por clero e tomou posse desta como ocorrera no absolutismo inglês. Todavia, em sua maioria a mesma apoiou o absolutismo dos reis neste período, isto aconteceu principalmente, porque a mesma ganhava terras, coisa que valia muito, dos reis da época para os apoiar. Os reis e os padres da idade média, trocavam favores, os reis os davam inúmeras terras, para em troca os padres manterem o povo quieto, sem se revoltar contra o sistema absurdo que viviam, já que eles tinham certa dominância entre o povo.  A mesma não apoiara os vassalos significativamente, ou em determinadas ocasiões, mas sim os engavam em função dos desejos do monarca. 

D) Está considera-se também errada, pois podemos considerar dentre as características não apenas de um governo absolutista, mas um pensamento decorrente naquela época a busca pelo desenvolvimento econômico. Por este motivo o monarca se via no dever de cumprir com suas necessidades quanto atingir uma balança comercial favorável e adquirir cada vez mais lucros para o Estado. A população localizada no 3º estado ou terceira classificação, isto é, os camponeses pagavam impostos para sustentar base do rei, este que se apoiava no reconhecido por nós como tripé constituído pelo exército e Igreja, o poder e lucro do estado era por parte através destas arrecadações. 

E) Esta afirmação é incorreta também, pois primeiramente devemos levar em consideração a formação da sociedade naquela época. A monarquia absolutista era formada por estamentos também conhecidos como estados (até aqui encontra-se correta), mas aquele que detinha o maior poder e estava no topo desta pirâmide era o próprio rei, o líder de todos e o considerado representante de Deus seguido da nobreza e clero, o chamado tripé de seu reinado, estes que usufruíam de privilégios e grande apoio ao monarca. Logo depois o terceiro estado ou como nós reconhecemos como camponeses e vassalos, que constituíam mais de 80% da população e pagavam impostos, trabalhando e sendo menos privilegiados. 

Espero ter sido uma ajuda para seus estudos ^^ e que talvez algumas dúvidas quanto estas questões foram sanadas, tenha uma ótima tarde! fique bem bem! ^^
respondido por: jazydaniel2013
1

Resposta:

A resposta correta é: O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública.

Explicação:

Perguntas similares