• Matéria: Biologia
  • Autor: marcoalves269
  • Perguntado 8 anos atrás

elabore um pequeno texto opinativo sobre algumas fontes renováveis, como biodiesel, solar e eólica. elas estão em ascensão, observando um histórico dos últimos anos? podem contribuir com as metas de redução de gases de efeito estufa? qual é a pretensão do brasil na utilização desses tipos de energia?? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: anaflaviahsoar
9

Mesmo garantindo equilíbrio entre fontes de energia renováveis e tradicionais, o governo brasileiro tem trabalhado para garantir a manutenção de sistemas alternativos, como o de produção de energia eólica e solar, os pesquisadores buscam novas fontes de energia para atender à crescente demanda do país. Uma das estratégias adotadas pelo Brasil para cumprir o acordo é a aproximação com especialistas europeus. O interesse nas experiências europeias explica-se pelos esforços e investimentos em pesquisa e produção de fontes alternativas de energia no continente.

Em relação às fontes renováveis a partir da biomassa, como o etanol e o biodiesel, o Brasil assumiu uma posição de liderança no cenário internacional. Como a tendência é de aumento do consumo de energia no País, pesquisadores brasileiros buscam novas fontes que poderiam complementar essa matriz.

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo e atualmente a legislação tornou obrigatório que o diesel venha com 5% de biodiesel. Tem ocorrido uma contínua elevação desse percentual e há metas para aumentá-lo gradativamente até 20%. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção e o consumo de biodiesel pelo Brasil são umas das maiores do mundo, sendo que em 2010 a produção anual foi de 2,4 bilhões de litros e uma capacidade instalada, no mesmo ano, para cerca de 5,8 bilhões de litros. Todos estes incentivos servem para fortalecer a indústria nacional, diminuir a dependência ao diesel de petróleo, que em pequena parte ainda é importado, e melhorar a condição do meio ambiente, visto que ele é biodegradável, não tóxico, é praticamente livre de enxofre e aromáticos, bem como reduz substancialmente a emissão de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados.
Perguntas similares