• Matéria: Biologia
  • Autor: masterphanton489
  • Perguntado 8 anos atrás

quais são as plantas que recuperam o solo ???explique um pouco.e coloque quais elas são.por favor ajudem !

Respostas

respondido por: glilson
2
ADUBAÇÃO VERDE: CULTIVANDO A FERTILIDADE DOS SOLO.Adubos Verdes

Girassol – apesar de não ser uma leguminosa, o girassol pode ser usado comoadubo verde. É aconselhado plantar adensado. É usado para ração de animais, inibe o crescimento de plantas invasoras, atrai pássaros, por exemplo, as maritacas que comem a semente do girassol e não mexem no milho e ainda embeleza o espaço. Pode ser usado como adubo verde, se cortado antes da florada.  

Feijão de porco - aceita cepa. Pode ser usado no caso do café mais novo. É um tipo de arbusto, não alastra e vai bem em terreno fraco. Suas sementes podem ser usadas para fazer sabão. As sementes do feijão de porco não são utilizadas para alimentação humana, nem para a alimentação dos porcos. Mas já foi usado para alimentação de coelho (semente verde) e foi bem aceito.    

O feijão de porco ajuda melhorar o solo. No seu manejo podem cortar algumas e deixar outras para produção de sementes. Não pode deixar madurar, porque ele concorre com o café e tira da terra nutrientes necessários para a alimentação do café.    

O espaçamento recomendado é de 40 cm. Em terra mais fraca, utiliza espaçamento menor, pois como o solo está enfraquecido, a planta não vai encontrar condições muito favoráveis para seu crescimento. Se a terra for melhor pode plantar com espaçamento maior. Se plantar o feijão de porco muito junto não vinga; “mela”, fica amarelo.

Manejo na florada com roçado

Jatobá – desfolha no mês de junho. Cresce devagar, árvore secundária. Buscanutriente em maior profundidade.    

Guandu - tipo de arbusto, muito agressiva, mais rústica; atrai bichos, abelhasmangava e arapuá. Podemos comer, fazer doce, farofa. Serve para alimentação animal também, o boi come as sementes.  Perto do café, pode prejudicar, pois as raízes do guandu buscam nutrientes do café, competindo por P (fósforo). O café não consegue ter um bom desenvolvimento com o guandu. Pode ser utilizado como quebra-vento nas bordas da lavoura, sendo plantado longe do café. No meio da lavoura pode prejudicar a colheita, depois de podado. O toco que sobra depois da poda atrapalha para arrastar pano durante a colheita do café. Cresce rápido e tolera até quatro anos de poda (a poda deve ser feita em 40cm). O guandu-anão não cresce muito. Podemos colocar mais de uma leguminosa na lavoura, por exemplo, guandu com lab-lab, plantado mais espaçado. Nasce se plantar em solo ruim, depende do espaçamento de beco. O guandu é bom para terra fraca.  

Mulungu (eritrina) – é um tipo de árvore de porte alto da família dasleguminosas, desfolha bem e é muito bom, se plantado no meio da lavoura. Capta muito nitrogênio. A semente tem que colher na árvore, porque se esperar cair não dá para plantar, pois fica com broca/furada. Dá uma semente por vagem. A brotação é de 10 dias, aproximadamente. Também reproduz por estaca na fase jovem. Espaçamento 8x7, aproximadamente. Não compete com o café. Quando precisa de sol consegue, quando precisa de sombra também tem. Não bomba tanta água a ponto de deixar o café sem. Deve colocar a árvore nas falhas das lavouras para não atrapalhar colheita ou espaçamento mais longo.  

Crotalária - corta de duas vezes, uma mais para cima e outra, depois de um tempo, mais para baixo. Cresce até 2 m. É uma das leguminosas que fixa mais N (nitrogênio) no solo. Também tem inoculante, bactéria que ajuda a fixar N (nitrogênio). A colheita de crotalária é difícil; pinica muito. O espaçamento recomendado para tirar semente é de 20 cm de cova e 60 cm entre fileira. Na lavoura pode plantar mais perto. Fazendo manejo, parece não se alastrar na lavoura. Tem que dar flor para cortar. O caule é fino. Não é uma planta perene, ou seja, não brota. Cortou, tem que plantar novamente. Cresce entre 90 a 150 dias.  

Lab-lab – é um tipo de trepadeira. Produz semente depois de 3 meses, crescea ramagem e forra o solo. É agressiva, não chega a prejudicar, mas tem que ficar atento no manejo. A semente é boa para ração. É de difícil manejo, mas é mais fácil que a mucuna. O manejo é feito na florada, corta e planta entre os  espaçamentos. Corta quando está 50% de flor e 50% formando vagem. O espaçamento é de 50 cm. Dá muita massa verde. Formiga não gosta, mas ele cresce muito rápido e enlaça nos pés de café. Não é perene, cortou uma vez tem que plantar novamente. É interessante plantar em março, passando o período da seca todo com a terra coberta. O lab-lab possui raízes profundas e gosta mais de terra boa.  


Perguntas similares