QUESTÕES1. Por que o envenenamento por tubocurare e a miastenia grave produzem sintomas semelhantes?2. Qual o uso terapêutico do tubocurare, se houver algum?3. Como a fisostigmina melhora os sintomas da miastenia grave?4. Por que é perigoso administrar fisostigmina a todo paciente com fraqueza muscular?5. Quais os outros usos terapêuticos da fisostigmina?
Respostas
Olá! Vamos lá...
1.Por que o envenenamento por tubocurare e a miastenia grave produzem sintomas semelhantes?
O tubocurare interrompe a transmissão de acetilcolina na junção neuromuscular de músculos esqueléticos. Com isso, produz efeitos parecidos com a miastenia gravis, que por ação autoimune também há problemas com a transmissão colinérgica nos músculos.
2. Qual o uso terapêutico do tubocurare, se houver algum?
Pode ser utilizado com relaxante muscular
3. Como a fisostigmina melhora os sintomas da miastenia grave?
Por ser um inibidor da colinesterase (enzima que destrói a acetilcolina), esse medicamento proporciona o aumento da concentração de acetilcolina no junção neuromuscular, bem como aumento do tempo em que a acetilcolina fica ligada ao músculo. Produzindo, assim, efeito parassimpatomimético ou colinérgico.
4. Por que é perigoso administrar fisostigmina a todo paciente com fraqueza muscular?
A fraqueza muscular pode ter diferentes razões, não estando relacionada especificamente à atividade da acetilcolina. Administrando o medicamento para qualquer paciente que apresente o sintoma fraqueza muscular você poderá obter reações diferentes da esperada.
5. Quais os outros usos terapêuticos da fisostigmina?
Também pode ser utilizado para tratamento de glaucoma.
Espero ter ajudado. Um abraço!