• Matéria: História
  • Autor: lu01silvalu
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia com atenção o trecho seguinte:
[...] a expansão correspondia aos interesses diversos das classes, grupos sociais e instituições que compunham a sociedade portuguesa. Para os comerciantes era a perspectiva de um bom negócio; para o rei era a oportunidades de criar novas fontes de receita em uma época em que os rendimentos da Coroa tinham diminuído muito, além de ser uma boa forma de ocupar os nobres e motivos de prestígio; para os nobres e membros da Igreja, servir ao rei ou servir a Deus, cristianizando os “povos bárbaros”, resultava em recompensas e em cargos cada vez mais difíceis de conseguir, nos estreitos quadros da Metrópoles; para o povo, lançar-se ao mar significava, sobretudo, imigrar, tentar uma vida melhor, fugir de um sistema de opressões. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002. p. 23)
O trecho citado remete à compreensão da política adotada pela Coroa portuguesa. Nela estavam expressas as características da expansão marítima, juntamente com os motivos que os levaram ao mar. Você seria capaz de detectar esses motivos? Quais são eles?
Marque V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) De ordem imaginária, e de viés aventureiro, que se explica pela presença das lendas que constavam no folclore europeu: reinos fantásticos, sereias, etc.
( ) A procura de um caminho que os levasse às Índias e suas especiarias. Rotas alternativas de comércio ultramarino.
( ) A aliança militar com os reinos muçulmanos e a necessidade de estreitar laços de cooperação cultural com as nações do Oriente Próximo.
( ) O espírito científico que imperava no ambiente cultural europeu, aguçando o interesse português pela biodiversidade de outros continentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F; F; V; V

V; V; F; F

V; F; V; F

F; F; F; F

V; F; F; V

Respostas

respondido por: denis2017
5
 A resposta  é V V F F.

mayaramagalhaes96: V;V;F;F esta correta.
Perguntas similares