• Matéria: Filosofia
  • Autor: Wendaly18
  • Perguntado 8 anos atrás

intérprete este comentário de russell sobre wittgenstein.
O wittgenstein tardio[...] parece ter-se tornado cansado do pensamento sério e ter inventado uma doutrina que faria uma tal atividade desnecessária. eu não acredito por um momento que a doutrina que tem estas consequências preguiçosas seja verdade

Respostas

respondido por: Macenno
325
O autor crítica o fato dos indivíduos sérios que são íntegros, mas que a sociedade permeada de coisas erradas não os reconhece. Pois de tanto os indivíduos inescrupulosos mentirem suas mentiras acabam virando uma verdade absoluta.
respondido por: anekelly154
8

Resposta:

  O “Wittgenstein tardio” é uma alusão à segunda fase  do percurso filosófico de Wittgenstein. Na primeira  fase, este compartilhou as preocupações do mestre a respeito da busca de uma estrutura lógica que  pudesse dar conta do funcionamento da linguagem.  Depois, deu uma guinada de 180˚ e abandonou essa  intenção de fazer da linguagem comum a “pintura  da realidade”.

A linguagem não seria mais, para o  “Wittgenstein tardio”, a captura conceitual da realidade, e sim uma atividade, um jogo, adquirindo seu  significado no uso social, nos diferentes modos de  ser e de viver nos quais a fala está inserida. Para  ele, a tarefa da filosofia seria a de usar adequadamente a linguagem, sabendo dos seus limites e calando-se diante do que não pode ser dito. Russell  não aceitava essa interpretação, considerando-a pouco “séria” e “preguiçosa” (que a filosofia deve  calar-se sobre o que não pode ser dito). Para ele,  era uma doutrina que fazia da filosofia uma atividade “ultrapassada” e “desnecessária”.

Perguntas similares