• Matéria: Química
  • Autor: jainesoares1841
  • Perguntado 8 anos atrás

Quem poderia mim ajuda a fazer essa atividade desde já agradeço muitoO vazamento de 3,5 mil litros de ácido clorídrico de uma estação de tratamento de esgoto da Sanepar, em Campo Largo, Região metropolitanada de Curitiba, provocou a morte de um grande volume de peixes do Rio Cambuí.O acidente foi percebido por um operador da estação às 17h40 de terça-feira, mas só foi informado pela companhia de saneamento ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e à Defesa Civil na manhã de quarta.Por uma falha mecânica ou humana, o registro do dique que deveria conter o produto não foi fechado e o ácido vazou para o rio por cerca de duas horas.Técnicos do IAP colheram amostras da água e dos peixes mortos para avaliar o impacto ambiental do vazamento. O laudo deve ficar pronto em até 20 dias. O fato de o acidente ter sido comunicado cerca de 13 horas depois de identificado será um agravante considerado no cálculo da multa que a Sanepar deverá pagar.“Foi uma falha grave não avisar os órgãos ambientais tão logo o vazamento foi descoberto”, afirma o diretor-presidente do IAP, Rasca Rodrigues. “Isso poderia ter facilitado o atendimento.”A Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária (Amar) foi a primeira entidade a alertar os órgão ambientais sobre o acidente. Funcionários do IAP chegaram a percorrer o local no final da tarde de terça-feira, mas tiveram que suspender o trabalho porque anoiteceu.Segundo Rasca Rodrigues, a suspeita inicial era de que se tratava de um vazamento de uma fábrica. “Perdemos muito tempo tentando identificar a causa.”De acordo com o IAP, o Rio Cambuí não faz parte de nenhuma área de manancial. Ele deságua depois da barragem do Rio Verde, que abastece parte da região.Por ser facilmente diluído em água, o impacto tende a ser maior nas primeiras horas de vazamento. Segundo a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, os danos possíveis, como a morte de peixes, já ocorreram. Ela diz que não há risco para a população que vive às margens do rio porque o ácido não está mais concentrado na água. (Gazeta do Povo)1 }Por que os problemas causados pela contaminaçãodo rio Cambuí com ácido clorídrico tendem a ser amenizados com o passardo tempo?2 }Que massa de carbonato de cálcio (CaCO3) deve serutilizada para neutralizar 10 L de ácido clorídrico (HCl) em 2,0 mol/L?3 } é comum nos depararmos com noticias de vazamento de acido clorídrico ou acido sulfúrico de caminhões que transportam esse produtos e que se envolvem em acidentes.Relacione, em seu caderno, algumas medidas que você acha oportunas para diminuir os danos ecológicos causados pelo vazamento deum desses ácidos

Respostas

respondido por: leonkd13
0
Por que os problemas causados pela contaminação do rio Cambuí com ácido clorídrico tendem a ser amenizados com o passar do tempo?

R: Porque o acido quando entra em contato com a água começa a fazer uma reação onde o acido ira perder energia e virará sal.
Perguntas similares