Uma fonte de energia (térmica), de potência constante e igual a 20 cal/s, fornece calor a uma massa sólida de 100 g.
tem esse gráfico ai e quero as contas e os resultados pfvr
a) A temperatura de fusão
b) O calor latente de fusão
c) A quantidade de calor aplicada no processo
Respostas
No gráfico, vemos a variação da temperatura em função do tempo. Se compararmos esta variação com as equações da calorimetria, podemos tirar algumas conclusões:
Para o aquecimento ou resfriamento de um corpo de massa m, calor específico c, tem-se: Q = mcΔT. Para a mudança de estado físico de um corpo com calor latente L, tem-se: Q = mL.
Sabendo disso, veja que a mudança de estado físico não depende da variação de temperatura, portanto, a parte constante no gráfico representa a mudança de estado, então a temperatura de fusão é 50 ºC.
Sabemos que a fonte forneceu 20 cal/s durante 100 segundos, então a fonte forneceu o total de 2000 calorias para a mudança de estado físico, aplicando a formula:
2000 = 100*L
L = 20 cal/g
Para a parte onde há mudança de temperatura, aplicamos a outra fórmula. Primeiramente, a fonte forneceu durante 50 segundos para variar a temperatura de 0 a 50 ºC e durante 20 segundos para variar a temperatura de 50 a 150 ºC. Então ela forneceu durante 70 segundos um total de 1400 calorias. Ao todo, foram aplicados 3400 calorias.