• Matéria: Português
  • Autor: letiiciacarrdoso
  • Perguntado 8 anos atrás

A condição social das personagens centrais em Medéia e gota d água e semelhante

Respostas

respondido por: pamelaaraujo01
133
Fazendo uma comparação entre a Medeia de Eurípedes e Gota D’Água de Chico Buarque e Paulo Pontes, percebemos que a personagem Medeia de Eurípedes apresenta dois níveis distintos: no primeiro elaaparece como a amante traída que se vinga, daí decorrendo a ação da tragédia. Ela surge no começo como uma mulher tomada pelo ciúme, que se expande em sofrimento, em desespero e, em seguida, ódio. Na Gotad'Água, a Medeia chama-se Joana. No início, ao saber da traição de Jasão, seu amante, ela se lamenta. Se a Medeia de Eurípedes sofre e se lamenta femininamente nas primeiras falas, Joana, revoltada,já pensa em vingança.
Em Eurípedes, mesmo sendo considerada bárbara, Medeia conta com a simpatia do coro feminino que lhe é favorável. Assim como em Gota d'Água, o coro (representado pelas moradorasdo conjunto habitacional) se compadece de Joana, aconselhando resignação.
O autor grego nos dá uma visão cultural do relacionamento de Medeia com os gregos. Em Gota d´Água, os autores adaptaram oponto de vista grego à realidade brasileira, transformando-o numa luta entre Creonte (símbolo do poder econômico com sua capacidade corruptora) contra aqueles que nada podem, em especial Joana, expulsa,humilhada por uma vontade mais forte estruturada na riqueza.
Perguntas similares