Leia o fragmento de texto:
“Na concepção bancária predominas relações narradoras, dissertadoras. A educação torna-se um ato de depositar [...]. A educação bancária tem por finalidade manter a divisão entre os que sabem e os que não sabem, entre oprimidos e opressores. Ela nega a dialogicidade [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2009. p. 35.
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, sobre o processo escolar industrial moderno brasileiro, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
I. O foco não era a adequação dos comportamentos e o desenvolvimento de algumas habilidades para que os educandos pudessem ingressar e participar do sistema produtivo, em seus diversos níveis, sem muitos questionamentos ou reflexões mais profundas.
II. A estabilidade dos conhecimentos escolares e o rigor disciplinar não permitiam que houvesse uma supervalorização da memorização, da reprodução e da submissão às regras e à figura do professor que garantiam o controle dos processos educacionais.
III. Caracterizava-se pela adequação ao treinamento e à domesticação, ao condicionamento para integrar e manter as bases de uma sociedade autoritária e competitiva.
IV. Nesse processo, aqueles que apresentavam mais facilidade para memorizar e repetir tinham melhores chances de se sair bem na escola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A I e II.
B I, II e III.
C II e IV.
D III e IV.
E I e IV.
Respostas
respondido por:
0
a resposta correta é a D
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás