• Matéria: História
  • Autor: lipecrybaby
  • Perguntado 8 anos atrás

qual a participação da mulher no cangaço?

Respostas

respondido por: ThurK04
10
O

O nome era esquisito: Maria Ema, e o apelido pior – Maria Bandida, uma sergipana nascida em Propriá e entrou no bando de Lampião para ser a companheira do cangaceiro Velocidade. Ela era encarregada de fazer compras para o grupo, portanto, tinha obrigação de ser discreta e usar bons disfarces. E era, pois nunca foi flagrada. Ficou na história cangaceira por ter testemunhado o acidente com Maria Bonita, nas proximidades de Garanhuns, Pernambuco, na véspera de São João em 1935. A mulher do capitão foi baleada nas costas durante emboscada da polícia. Maria Ema assistiu tudo e acompanhou o grupo pela madrugada até um sítio em Buíque, lugar seguro onde Maria Bonita recebeu os cuidados dos ferimentos até sarar. Nessa emboscada, morreu um dos cachorros da rainha do Cangaço e Maria Bandida foi testemunha ocular de tudo. Poderia ter sido uma valiosa fonte de informação, mas, infelizmente, ninguém

Nascida no Exu, Pernambuco em 1760
respondido por: JulieX
11

O papel das mulheres foi muito importante. Até 1928 Lampião não aceitava mulheres no bando, mas quando conheceu Maria Bonita mudou sua opinião e permitiu outras mulheres ali.


Há quem diz que Lampião começou aperder terreno por causa das mulheres, pois na hora de fujir elas ficavam pra trás limpando o acampamento. Era uma visão machista sobre as mulheres...Na realidade elas não tinham uma função específica. Interessante é que elas nao cozinhavam, era tão poucas no grupo que foram eexcluídas dessde trabalho. Cada dia um cozinhava. Outra coisa é que as mulheres não costuravam. Haviam grandes costureiros no grupo, um deles bem famoso chamado Luiz Pedro que morreu depois de tentar fujir. Não havia machismo no grupo dos cangaceiros, a não ser quando havia infidelidade .

Perguntas similares