• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

expique bem resumindo esse texto sobre a "reproduçao das esponjas'
as esponjas podem ser reproduzir sexuada ou asseduadamente.vamos estudar inicialmente a reproduçao sexuada das esponjas.
espermatoizoide sao formado a partir de coanocitos e saem da esponjas pelo osculo.alcançado uma outra esponja da mesma especie juntamente com a corrente inalante de agua,penetram pelos poros e sao captados pelos coanacitos,que os transferem para os ovulos na regiao intermediaria do corpo da esponja.ocorre fecundaçao e dos zigotos assim formados desenvolvem-se larvas,que saem da esponja pelo osculo.as larvas de esponja qiue se desenvolvem ate a fase de blastula,vivem livres na agua fazendo parte do placton,ate encontrar um substrato,na qual se fixam e sofrem metamorfose ,tornando-se esponja adultas.as esponjas podem ser hermafroditas ou de sexos separados.nas esponjas hermafroditas,os gametas femeninos e masculinos sao produzidos em epocas diferentes ,o que empede a autofecundaçao.
.--- a reproduçao assexuada ocorre principalmente por brotamento;no corpo de uma esponja surge um broto ,que se desenvolvera em nova esponja.esse broto pode ser desprender da esponja e dar origem a um individuo isolado,ou pode permanecer ligado a esponja -mae,participando da formaçao de uma colonia.
um tipo de reproduçao assexuada mas raro e a gemulaçao ,que ocorre principalmente em esponja de agua doce ,a esponja forma dentro de seu corpo pequenas e numerosas estruturas denominadas gemulas.estas sap formas de resistencia e surgem quando as condiçoes do meio se tornam desfavoraveis ,por exemplo ,quando secam as aguas dos rios.a esponja desintegram-se e as gemulas sao liberadas .com a normalizaçao das condiçoes ambientais,formam-se novas esponjas,a partir dessas gemulas.o processo de gemulaao e raro em esponjas marinhas.

Respostas

respondido por: BeaMiranda
1
A reprodução dos poríferos:

A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada:

Assexuada - Ocorre, principalmente, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.

As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regeneração. Se uma esponja for partida em pedaços, cada pedaço poderá dar origem a uma nova esponja.

Sexuada - Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino).

Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.
Perguntas similares