Respostas
Na década de 1920, a sociedade urbana brasileira não tinha nada de homogênea, apresentando diversos grupos sociais distintos. No período, já é possível verificar a existência de uma classe média atuante e presente no cenário político, cultural e econômico através da reivindicação de direitos que apenas as classes governantes mais ricas possuíam.
Em contrapartida, alguns centros urbanos brasileiros, em especial no sudeste, começam a apresentar o surgimento pequenos polos industriais e, consequentemente, o crescimento da classe operária nacional, o que aumentará sua influência social gradativamente nos anos seguintes.
Temos também as classes mais pobres, que ocupam serviços mais perigosos e menos rentáveis, perpetuando a situação de pobreza desta casta. Geralmente, eles são negros descendentes ou ex-escravos que são mantidos à margem da sociedade brasileira.
Não é possível afirmar que a sociedade urbana brasileira na década de 1920 era homogênea pois ela era e até hoje é heterogênea em decorrência da exploração do Brasil.
Década de 20
Nesse período o Brasil vai passar pelo início do processo de industrialização criando novos empregos como cocheiros, estivadores, condutores de bondes e metalúrgicos que eram ocupadas pela classe baixa da população que era muito diversificada.
Esses trabalhos eram mal remunerados e com alta carga horária, a partir disso surgiu o Movimento Operário, influenciado pela Revolução Russa de 1917, para reivindicar seus direitos. Porém será fortemente reprimida pelo então presidente Washington Luís
A Sociedade Brasileira
A sociedade brasileira tem como sua maior característica a heterogeneidade. Pois logo no "início" do brasil já começamos a ter uma separação e a exclusão de um povo, os povos originários dessa terra, os indígenas.
Quando o Brasil fora colonizado, primeiro teve a mão de obra escrava indígena, porém logo os jesuítas entraram em conflito com os colonos, alegando que os povos nativos eram os seres humanos em seu estado natural e que poderiam salvar suas almas através da catequese.
Com isso Portugal deu início ao maior tráfico humano da história da humanidade, o tráfico negreiro, Estima-se que foram mais de 4 milhões de africanos arrancados de suas terras para alimentar o tráfico negreiro.
Quando houve o "fim" da escravidão, os negros livres foram expulsos da sociedade, e impedidos de ter acésso a educação e ao trabalho assalariado.
A vista disso, o Brasil passou por um processo de branqueamento da população com as imigrações de italianos e alemães para ocupar as vagas de trabalho assalariado.
Logo é inviável dizer que a sociedade urbana brasileira era homogênea, pois até hoje ela não é.
Saiba mais sobre "Sociedade Urbana Brasileira" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46674486