Considere o recorte da reportagem a seguir:
[...]
Cuiabá (MT) e João Pessoa (PB) são as capitais brasileiras escolhidas para participar da pesquisa de Avaliação da Campanha de Combate ao Aedes Aegypti 2016. Coordenada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), uma agência federal americana, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnologia em Saúde (Fiotec), organismo de apoio à Fiocruz, do Ministério da Saúde. A pesquisa vai avaliar a eficácia das informações e orientações que são repassadas à população nas ações e campanhas de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
[...]
Susan Robinson explicou que "a pesquisa faz parte das atividades realizadas por meio do Acordo de Cooperação firmado entre os CDC e a Fiotec, com o objetivo de verificar se as campanhas de massa sobre sintomas e prevenção do Zika, Chikungunya e Dengue, do Ministério da Saúde, estão conseguindo atingir a população da Paraíba e de Mato Grosso e transmitir as informações necessárias para a promoção da saúde".
A pesquisa irá envolver cerca de 300 entrevistados. O público-alvo serão as mulheres grávidas, as mulheres que querem e as que não querem engravidar, bem como os homens.
Os entrevistadores, aproximadamente 12 pessoas, do Mato Grosso e da Paraíba, serão treinados em Cuiabá, sendo que a pesquisa deve acontecer entre o mês de abril e maio - período do treinamento - quando será feita a coleta de dados.
Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CZC), da Vigilância em Saúde, Alessandra Carvalho, a escolha de Cuiabá para participar do projeto é positiva. "Além de trazer uma avaliação sobre a eficácia das campanhas para a população, de certa forma estaremos avaliando o trabalho desenvolvido por nossas equipes, de Agentes de Combate as Endemias".
[...]
Disponível em: .Acesso em: 25/04/2017.
O recorte da reportagem discorre sobre as campanhas de conscientização e combate à dengue, que foram realizadas no Brasil no primeiro semestre de 2016. Partindo da leitura da reportagem e do conhecimento obtido sobre os objetivos de uma pesquisa científica, podemos compreender que o objetivo geral da pesquisa apresentado na reportagem é:
a) verificar se as campanhas sobre sintomas e prevenção do Zika, Chikungunya e Dengue, promovidas pelo Ministério da Saúde, estão conseguindo atingir a população da Paraíba e de Mato Grosso, além de transmitir as informações necessárias para a promoção da saúde.
b) avaliar a eficácia dos programas do governo do estado do Mato Grosso e da Paraíba nas ações e campanhas de combate e prevenção do Zika, Chikungunya e Dengue, junto à população em risco de vulnerabilidade.
c) Entrevistar mulheres que querem engravidar, verificando as informações recebidas sobre os cuidados de prevenção do Zika, Chikungunya e Dengue, bem como os riscos que o vírus pode trazer.
d) Avaliar o trabalho desenvolvido pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias, nos estados do Mato Grosso e Paraíba, destacando a atuação do governo na promoção da saúde.
e) Verificar o uso da tecnologia nas campanhas de combate e prevenção do Zika, Chikungunya e Dengue, em dois estados do Brasil.
Respostas
respondido por:
1
c) Entrevistar mulheres que querem engravidar, verificando as
informações recebidas sobre os cuidados de prevenção do Zika,
Chikungunya e Dengue, bem como os riscos que o vírus pode trazer.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás