Respostas
respondido por:
1
A esquistossomose é uma moléstia causada por parasitas humanos. Estes são os trematódeos, do gênero Schistosoma. Há três tipos de vermes: Schistosoma haematobium, causador da esquistossomose vesical, existente na África, Austrália, Ásia e Sul da Europa; o Schistosoma japonicum (causador da doença de katayama) encontrado na China, Japão, Filipinas e Formosa e, ainda, o Schistosoma mansoni, responsável pela causa da esquistossomose intestinal; este último é encontrado na América Central, Índia, Antilhas e Brasil.
Ciclo de evolução
O ciclo de evolução deste parasita passa por duas diferentes fases: a primeira é a do desenvolvimento da larva após esta penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos; a segunda ocorre após o abandono desses hospedeiros, que, livres podem penetrar no homem através de sua pele. Esta penetração ocorre em lugares úmidos, como, por exemplo, córregos, lagoas, etc.
Quando o parasita passa a habitar no interior do hospedeiro definitivo, ele pode se fixar no fígado, na vesícula, no intestino ou bexiga do homem, causando, desta forma, vários danos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás