• Matéria: Filosofia
  • Autor: brunovitor
  • Perguntado 9 anos atrás

(CEPBJ) Leia o texto.
[...] Michael Foucault entende o poder não como um objeto natural, mas como uma prática social expressa por um conjunto de relações. Temos que pensar o poder não como uma “coisa” que uns têm e outros não (...), mas como uma relação que se exerce, que opera entre os pares (...). Desse ponto de vista, poder não se restringe ao governo, mas se espalha pela sociedade em um conjunto de práticas, a maioria delas essencial à manutenção do Estado. O poder é uma espécie de rede formada por mecanismos e dispositivos que se espraiam por todo cotidiano - uma rede da qual ninguém pode escapar. Ele molda nossos comportamentos, atitudes e discursos [...].
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-pos-moderna---michel-foucault-a-genealogia-dos-micropoderes.htm>. Acesso em: 10/04/2010, às 16h20min (adaptado - fins pedagógicos).Com base no que foi estudado a respeito da concepção de poder para o filósofo Michel Foucault, analise estas assertivas.I. Poder é algo inato, pois todo ser humano já nasce com a capacidade de comandar.II. O poder é próprio dos governantes, pois estes possuem a capacidade e a responsabilidade de comandar e de controlar a sociedade.III. O poder nasce das relações interpessoais, pois é uma troca de “interesses”: posso reivindicar, fiscalizar, negociar e interferir nas decisões a serem tomadas.IV. Todo homem é possuidor do poder, uma vez que somos, por natureza, seres sociais e o poder surge da prática social.
Assinale a afirmativa correta.
Escolher uma resposta.a. Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.b. Todas as assertivas são verdadeiras.c. Todas as assertivas são falsas.d. Apenas as assertivas II e III são verdadeiras.e. Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.

Respostas

respondido por: caiofreitas112
17
apenas as assertivas  l e ll são verdadeiras

respondido por: claudioborges
7
Atendendo ao enunciado:
 Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
Perguntas similares